No apito
Política

No apito

Presidente dos times de futebol estão articulando a bancada da bola no Congresso coma finalidade de derrubar os vetos da presidente Dilma à medida provisória do futebol. Os cartolas têm por objetivo de os clubes se transformem em sociedades empresariais, mas com regime especial em tributação e também a redução da multa dos contratos entre atletas e clubes.

Na Apae
O ambiente em uma mesa, no salão social do Primeiro Maio, Santo André, no evento da Apae, controlada pelo Rotary Club (centro), tudo indicava que seria uma conversa sobre política, na noite de quinta (10). Isso porque na mesma mesa estavam sentados o prefeito Carlos Grama, Duílio Pisaneschi, Octávio Vallejo, Rubens Awada e outros mais. Contudo, ninguém puxou a conversa para o lado político. Mesmo assim, o papo estava muito animado.

Portal
O engenheiro Edgard Bradão, funcionário aposentado da Prefeitura de Santo André, enviou nota para a Câmara Municipal sobre o Portal de Transparência da Autarquia Semasa, que não tem nenhuma informação. Diz que “desde 2013, lamentavelmente, não conseguimos acessar esses dados. A Autarquia faz altos investimentos, mesmo com dívida anunciada de forma pública junto a Sabesp”.

Audiência
Para debater a construção de estacionamento subterrâneo no Paço de Santo André, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou uma audiência pública no auditório Heleny Guariba para apresentação, discussão e esclarecimento da proposta de outorga de concessão de uso para implantação de estacionamento de veículos, no Paço Municipal. A audiência foi na sexta (11).

Vetos
Na sessão de terça (8), na Câmara de Santo André, os vereadores independentes conseguiram uma façanha ao derrubar sete dos dez votos do prefeito. Os vereadores decidiram apoiar projetos de autoria dos edis e rejeitaram as ressalvas da equipe do prefeito, que pedia a inconstitucionalidade das matérias que iam gerar mais despesas ao Paço.

Acordo
Alguns ainda duvidam, mas o desencontro entre uma prefeitura do ABC e uma publicação local, ao que tudo indica, chegou ao fim, depois de alguns anos. Numa edição da semana que passou, saiu uma matéria com a entrevista do prefeito e também de seu candidato a prefeito na eleição em outubro do próximo ano. Mas, para deixar que não está tudo certo, a publicação deu algumas cutucadas na matéria criticando o prefeito de leve. É por aí.

Disputa
Ao que tudo indica, com a chegada das eleições do próximo ano, não se sabe como os deputados Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS) irão agir em relação às candidaturas a prefeito de São Bernardo. Os dois, no dia a dia  e em eventos, mostram que estão unidos, mas, em relação a eleição para prefeito, o assunto não é discutido entre os dois. Porém, os dois estão bem colocados, até agora, nas pesquisas que são realizadas em São Bernardo. Por outro lado, o prefeito Luiz Marinho, agora, anda a tiracolo com seu candidato, como aconteceu recentemente em um evento da colônia italiana no Estoril.

Pesquisa
Meios políticos bem informados revelam que a revista Veja, deste final de semana, traz em suas páginas pesquisas realizadas no ABC sobre os percentuais dos prováveis candidatos a prefeito. Quem já teve informação sobre as pesquisas acentua que há surpresas em candidaturas oficiais.

Direito de uso
O prefeito Luiz Marinho (PT), São Bernardo, na quinta (10), no salão nobre, assinou termo de concessão de direito de uso ao Instituto Social das Irmãs de Maria de Banneux sobre área situada na Estrada Poney Club, 2320, no Bairro Alvarenga. O local é para atividades educacionais de crianças de zero a 10 anos (creche e do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental). A central, instituída em 2002, fica em Brasília.

Outra vez
Os prefeitos do ABC estão a fim de pressionar o governo federal e o STF (Supremo Tribunal Federal) para modificar a regra de pagamento de precatórios durante a crise financeira. Os prefeitos justificam que determinação recente do STF de pagar os passivos judiciais em cinco anos, sufoca o Orçamento em período de dificuldade financeira. O curioso é que tem pessoas que aguardam há mais de 20 anos para receber pelo menos uma parte. Quer dizer, vão enrolar os que precisam receber precatórios por mais 20 anos na fila. Viva…

Teto caiu
A Câmara de São Caetano continua com problemas de estrutura, mesmo com diversas reformas que foram feitas. Uma forte chuva, na terça (8), um pedaço do teto da sala VIP dos edis, atrás do plenário, despencou. A direção da Câmara acredita que o buraco na estrutura de gesso do teto não foi motivada pela chuva, mas “que isso não poderia ter acontecido”. Uma parte do teto foi cortada para reparar os vazamentos. Segundo consta, o prédio é novo para ter problemas dessa natureza. Assim, sobra a péssima qualidade do material utilizado no teto.

Convenção
Neste sábado (12), o Psol de São Caetano realiza sua convenção municipal para eleger representantes para os congressos estaduais e nacionais.  A convocação está sendo feita pelo presidente do diretório municipal, Thiago Cavallini. Também será escolhida a nova direção para o biênio 2016-2017.

Na parada
O ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio, está prestes a se transferir do PTB para o PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin. Evidentemente, Auricchio terá o apoio do governador, pois durante quatro anos de seu primeiro mandato foi secretário de esporte e o ajudou na campanha eleitoral. Em São Caetano, Alckmin conseguiu 56,6 mil votos, que é mais da metade do total de votos da cidade. Num eleitorado esclarecido, Auricchio está bom cotado para se reeleger.