No Colégio Harmonia, alunos celebram Centenário da Semana de Arte Moderna
Educação

No Colégio Harmonia, alunos celebram Centenário da Semana de Arte Moderna

A Arte é a expressão mais livre do ser humano! Nenhum outro animal consegue produzir e apreciar a Arte de forma consciente, subjetiva e emotiva, como fazemos. Saber contemplar e estudar Arte promove uma visão mais ampla e livre para entender o mundo, a partir das diversas formas de expressões artísticas.

Pensando nisso, o Colégio Harmonia disponibiliza para os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais os Núcleos Formativos Eletivos, que são cursos, dentro da grade curricular obrigatória, onde o aluno escolhe e participa de projetos nas diferentes áreas do conhecimento, de acordo com o interesse de cada um.

“As aulas dos Núcleos Formativos Eletivos têm triplo objetivo: oferecer oportunidades criativas para a solução de problemas, promovendo o desenvolvimento de habilidades diversas; proporcionar formas de aplicação concreta e mão na massa dos conteúdos estudados nas diversas aulas e estudos; e contribuir para desenvolver autoconhecimento, na medida em que os alunos experimentam e se identificam com aulas e projetos relacionados a diferentes áreas do conhecimento”, explicou a coordenadora do segmento, Márcia Toledo.

No Núcleo de Estudos, Experiências e Produções Artísticas, os alunos do 6° e 7° ano produziram telas de pintura inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, além da execução de bandeirões que retratam as riquezas do Brasil. Os alunos do 8° e 9° ano produziram vídeos artísticos a partir de poemas modernos e das memórias das obras de Tarsila.

A professora responsável, Marcela Nhedo, explica que o intuito é fazer com que os alunos conheçam as obras de artistas nacionais e, a partir delas, possam estabelecer uma relação de diálogo com artistas de outros continentes, suas respectivas narrativas visuais, do moderno ao contemporâneo.

No  sábado, dia 29 de outubro, acontecerá a Feira das Ciências e Tecnologia 2022 do Colégio Harmonia e, além da exposição de arte, diversos trabalhos inovadores de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio serão apresentados.

“A feira já é um evento tradicional do Colégio Harmonia e visa despertar o interesse pela ciência no ambiente escolar, reunindo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre. É um momento para valorizar o protagonismo dos nossos alunos e motivá-los para temas que possam fazer a diferença no futuro”, explica o diretor, Edilson Bertucci.