No Colégio Harmonia, Educação Infantil recebe um olhar diferenciado
Educação

No Colégio Harmonia, Educação Infantil recebe um olhar diferenciado

 

O Colégio Harmonia entende que a primeira etapa da Educação Básica é uma das mais importantes fases da vida. Nesse sentido, consideramos como eixos estruturantes das nossas práticas pedagógicas o interagir e o brincar, como propostas nas quais as crianças constroem e apropriam- se de conhecimentos por meio das suas interações com os seus colegas e com os adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

O currículo da Educação Infantil respeita os 06 (seis) direitos de aprendizagem e desenvolvimento que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, sempre produzindo intencionalidade educativa às práticas pedagógicas. 

Essa intencionalidade consiste no planejamento, pelo educador, de promover ricas experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas, sem esquecer das competências socioemocionais tão exigidas no mundo globalizado de hoje.

As salas de aula e os ambientes da Educação Infantil foram pensados para desenvolver o protagonismo e a criatividade das crianças num espaço privilegiado que contempla mobiliários e materiais adequados para cada faixa etária, mesas que possibilitam a formação de grupos para propostas de atividades colaborativas, além de receber uma iluminação natural compondo um ambiente acolhedor.

“Acreditamos no protagonismo do sujeito no seu processo de aprendizagem, isso quer dizer que desde a Educação Infantil a criança precisa estar em ambientes ricos em estímulos para ampliação de seu conhecimento de mundo e interagindo com seus pares e adultos para aprender. 

Dar respostas às suas curiosidades e fomentar a busca pelo conhecimento, com uma abordagem lúdica, faz com que cada proposta de atividade e intervenção faça sentido para criança. Os cuidados, a higiene, além dos momentos de refeição são considerados momentos de aprendizagem para que a criança construa a sua autonomia gradativamente”, explicou a coordenadora Carolina Tanaka.

Além dos espaços planejados, as crianças se beneficiam de uma ampla área verde e de um jardim sensorial, considerando momentos de aprendizagem para o desenvolvimento de propostas de atividades significativas e que façam sentido para as crianças.

Durante os cinco dias da semana, as crianças têm aulas de língua inglesa e as atividades têm como norte o desenvolvimento da autonomia das crianças na comunicação em inglês. O japonês é outro idioma inserido na grade curricular obrigatória.

Seguindo os costumes das escolas no Japão, aqui os alunos também almoçam juntos em suas salas de aula, acompanhado pelo professor. Isso ajuda a fortalecer o vínculo entre eles. A refeição é elaborada pela escola comandada por uma nutricionista especializada.