Nokia Siemens defende TD
Opiniao

Nokia Siemens defende TD

15/06/13

O ano de 2013 marca a longa história de contribuição da Nokia Siemens Networks para a padronização, harmonização e desenvolvimento da tecnologia Time Division (TD), a partir do TD-SCDMA, na China, em 1998. Hoje, a empresa está na vanguarda do desenvolvimento e inovação de TD-LTE como uma tecnologia premiada.
Ao longo dos anos, a Nokia Siemens Networks e suas empresas-mãe têm conduzido a padronização de diferentes tecnologias, de TD-SCDMA como tecnologia 3G até o TD-LTE-Advan-ced como padrão 4G da ITU (União Internacional de Telecomunicações). A empresa é a única fornecedora mundial na China, com mais de 9 anos de investimento em TD-SCDMA e tem plena capacidade para apoiar as operadoras na transição imperceptível de TD-SCDMA para TD-LTE.
“Temos um compromisso de longo prazo para com a China, especialmente na área de desenvolvimento da tecnologia TD e, especificamente, TD-LTE, na qual temos apoiado a padronização, desenvolvimento e teste de sistemas, bem como o desenvolvimento do mercado global”, disse Markus Borchert, presidente da região da Grande China na Nokia Siemens Networks. “Nossa posição de liderança global em LTE, construída sobre nossas fortes capacidades tecnológicas, combinada com nossos recursos de serviços locais, nos torna um forte parceiro para as operadoras na China e no mundo.”
A constante busca por inovação colocou a Nokia Siemens Networks em uma posição única na indústria para alcançar uma série de metas como pioneira do mundo. Em 2001, o primeiro sistema de teste TD-SCDMA foi demonstrado em Beijing, e foi realizada a primeira chamada de vídeo TD-SCDMA. Em 2009, a empresa foi a primeira a mostrar uma demo de TD-LTE femtocell, seguida pela primeira chamada TD-LTE e handover compatível com 3GPP R8. Em 2012, a Nokia Siemens Networks alcançou uma velocidade recorde de 1,6 Gbps em TD-LTE-Advanced. Os clientes da Nokia Siemens Networks são capazes de confiar nos produtos inovadores da empresa com base no compromisso de longo prazo com tecnologia TD de acordo com os padrões da indústria.
“A Nokia Siemens Networks tem feito parte do desenvolvimento da tecnologia TD nos últimos 15 anos”, disse Rajeev Suri, CEO da Nokia Siemens Networks. “Temos desempenhado um papel fundamental tanto no desenvolvimento do padrão TD, como na sua implantação mundial. Nossa inovação em TD continua, com base nos muitos registros que já possuímos.”
Em 27 de maio de 2013, Rajeev Suri foi um dos membros de um pequeno grupo de líderes empresariais alemães que encontrou o primeiro ministro da China, Li Keqiang. Esta reunião ressaltou o excelente relacionamento e o forte engajamento que a Nokia Siemens Networks tem com as operadoras e organizações na China.
Hoje, no coração da solução TD-LTE, líder no mercado, da Nokia Siemens Networks está o Flexi Multiradio 10 Base Station. Em 2011, a empresa foi reconhecida com um prêmio da Indústria de Informação da China por sua inovação e liderança em TD-LTE, e em 2013, com o prêmio TD-LTE de desenvolvimento de mercado no GTI Summit. Em fevereiro de 2013, a Nokia Siemens Networks anunciou sua mais recente inovação: o primeiro tráfego de descarregamento de dados do mundo entre TD-LTE e FDD-LTE, e a solução de balanceamento de carga FDD-TDD.

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br