Novo governo
Política

Novo governo

Se tudo correr bem, Michel Temer, que deverá assumir a Presidência na próxima semana, já admitiu que não terá condições de reduzir o número de ministérios como pretendia. Isso por causa da irresistível demanda dos politiqueiro os por cargos. Sobre essa posição, o editorial do Estadão, edição de quinta (5), publicou que “não labora a seu próprio favor o governo que ameaça começar sob o infame signo do tomá lá dá cá. Assim, estará fadado ao mesmo fracasso que condenou a presidente Dilma Rousseff e o chefão Lula da Silva”.

Cassado
Finalmente, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF)11 votos, tomaram a atitude que 80% dos brasileiros desejavam desde novembro do ano passado. Afastaram Eduardo Cu-nha de deputado federal e, com isso, da presidência da Câmara. Cunha utilizava o mandato para promover transações ilícitas e também para bloquear investigações criminais que pudessem revelar atividades espúrias.

Cassação
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), quer acelerar a cassação do senador afastando Delcídio Amaral. Motivo teme discurso dele caso vote o impeachment no plenário. Por sua vez, Delcídio telefonou, na quarta (4), para senadores repetindo o argumento do “eu errei, mas não roubei”.

Vai ou não vai?
A venda de terrenos da prefeitura de Santo André, ao que tudo indica, pode ser paralisada por causa da resistência de vereadores. Essa posição da Câmara é em relação, até agora, do primeiro lote que é localizado entre a Avenida dos Estados e Rua Varsóvia, no bairro Santa Terezinha, com 20 mil metros, com preço de R$ 30 milhões. Assim, pela proximidade da eleição municipal, a venda de área da Craisa vai ser transferida.

Situação
Os meios políticos de Santo André, sobre a sucessão municipal de outubro próximo, fazem para amigos alguns comentários da pesquisa eleitoral realizada por uma entidade estadual. Os dados sobre a posição de cada candidato são pela seguinte ordem: 1) Aidan Ravin (PSB), 2) Carlos Grana (PT) e 3) Paulinho Serra (PSDB). A diferença entre os candidatos é pequena e até a eleição pode haver mudança nas posições. Há também alguns comentários no estilo político de assessores, que gostam de inventar situação delicada: “Paulinho Serra lançou sua candidatura a prefeito pra ajudar o atual prefeito com a finalidade de tirar votos no ex-prefeito Aidan” (a confirmar).

Mais apoio
O ex-prefeito Aidan Ravin, na presença do presidente do PSDC, José Maria Eymael, em visita a Santo André, na quinta (5), pretende ter apoio de seis partidos nas eleições de outubro próximo. São eles: PSDC, PSB, PRP, PEN e PP. No entanto, as siglas PEN e PP ainda não oficializaram o apoio eleitoral, mesmo com as conversas adiantas. Os vereadores Almir Cicote (PSB) e Toninho de Jesus (PMN) estiveram presentes. Eymael, na ocasião, apoiou a candidatura de Aidan.

Também 1
A situação política de São Bernardo em relação a sucessão municipal na eleição de outubro deste ano mostra a colocação em pesquisa eleitoral realizada por uma entidade estadual. Meios políticos locais revelam que a posição entre os três candidatos é a seguinte: 1) Alex Manente (PPS), 2) Orlando Morando (PSDB) e Tarcísio Secoli (PT). Evidentemente, essa situação pode mudar até o pleito de outubro deste ano. Como há várias pesquisas sendo realizadas, para as quais algumas não têm credibilidade. Mas, meses atrás, estava no ar uma estratégia eleitoral que estava em andamento.

Também 2
A estratégia era lançar uma candidatura de um ex-prefeito para disputar a eleição, com a finalidade de tirar votos do candidato Manente, que até então está bem cotado na pesquisa citada acima. Mas, como o candidato convidado não havia mudado de partido, não podia se candidatar. A jogada era a seguinte, se fosse possível a ajuda do ex-prefeito, levar a eleição para o segundo turno entre os candidatos Orlando Morando e Tarcísio Secoli.

Na luta
O ex-vereador Sérgio Demarchi (PSD) vai disputar a eleição para vereador em São Bernardo em outubro próximo. Vem se preparando com muito cuidado Sérgio, foi vereador durante vários mandatos e na eleição passada, mesmo com 3.060 votos, não conseguiu se reeleger. Sérgio é dono Supermercado Demarchi, na rota do frango com polenta. Está apoiando para prefeito o deputado Orlando Morando.

Campanha
O prefeito de São Caetano está a todo vapor mantendo contato com os eleitores da cidade em vista da sucessão municipal para marcada para outubro próximo. Agora, foi por causa do Dia das Mães, na quinta (5). O encontro foi no Centro da Terceira Idade (CISE), no Bairro Nova Gerty. Mais de100 freqüentadoras estiveram presentes e o prefeito saboreou, junto com elas, delicioso café da manhã, música e assistiu a apresentação de três grupos de danças. O prefeito disse que “sente prazer em ajudar a Terceira Idade”. Será que elas vão votar no prefeito?

PV
Continuando nos contatos com o eleitorado, o prefeito de São Caetano manteve um encontro com as lideranças do Partido Verde (PV), na quarta (4), com “finalidade de uma conversa produtiva e repleta de idéias para tornar São Caetano cada vez mais uma cidade completa para seus moradores”. Esse foi o resumo do encontro entre o prefeito e diretores do PV. Pois é…