Nutricionista revela dicas para evitar exageros na ceia
Saúde

Nutricionista revela dicas para evitar exageros na ceia

Ceia de Natal é esperada o ano inteiro. Quando chega a véspera do Dia 25 de Dezembro, a mesa posta, cheia de comidas gostosas e sobremesas que saltam os olhos, o grande desafio é comer com moderação.

Evitar os excessos, que tiram as pessoas das suas dietas, e ingerir os alimentos certos para se fazer uma ceia saudável, essas são medidas para que todos passem o Natal em família, comendo bem e em confraternização.

Para a nutricionista Rita de Cássia Silva, coordenadora do Banco de Alimentos de Diadema, e profissional na área há mais de 12 anos, as iguarias natalinas são sempre bem-vindas, mas se deve evitar exageros.

“Como no período do Natal as comidas são mais calóricas, uma das opções para deixar os pratos mais saudáveis é optar por temperos naturais, utilizar as carnes brancas, como peixe, frango, peru, que são menos gordurosas e, se a opção for por carne de porco ou bovina, fazer no preparo assado”, aconselha.

A profissional chama a atenção para frutas e oleaginosas – amêndoas, castanhas, avelãs e nozes, entre outras – também muito apreciadas neste período. “Elas são calóricas, mas como têm gorduras boas e ricas em ômegas três, devem ser consumidas no preparo dos pratos e não como petiscos. Isso evita o comer em demasia”, alerta.

Outra dica apontada por Rita é no preparo das farofas. Composta por ingredientes como: bacon, linguiça e outros produtos processados, para diminuir o teor das gorduras na elaboração da receita, o ideal é acrescentar vagem, cenoura e frutas desidratadas, que são menos calóricas e trazem outros sabores ao prato.

Manter-se hidratado é outra necessidade fundamental para celebrar o Natal e também passar bem durante as festas de fim de ano.

Para a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, Claudia Novaes, além do cuidado na preparação dos alimentos e na escolha do cardápio, ingerir líquidos é muito importante. “O principal é sempre manter a hidratação, tomar bastante água, sucos naturais, pois os dias são mais quentes no verão”, declara.

Para quem faz uso de bebidas destiladas, a dica é a moderação e também fazer a hidratação. “As bebidas alcoólicas desidratam e, por isso, é importante beber água constantemente”, ressalta Claudia.

Fazer uma ceia rica em frutas da época é outra dica da nutricionista. Ameixa, lichia, pêssego e uva são produtos da safra de dezembro, que podem ser comprados a preços mais em conta e deixam a mesa mais saudável e nutritiva.

“Durante as refeições, mastigue bem os alimentos e comece com a salada, que traz saciedade e vai ajudar a comer menos do prato principal”, orienta a nutricionista da Secretaria de Saúde.

Outros cuidados

Quem faz uso de medicamento contínuo e irá viajar ou ficar fora de casa no horário habitual de tomar os remédios, deve ficar atento e levar a quantidade necessária para todo o período que ficar fora, juntamente com a prescrição médica e se estão dentro do prazo de validade. É um período de mudança de rotina, o que pode trazer esquecimento ou atraso nas medicações.

“Por isso, dê preferência por levá-las dentro da embalagem original para evitar engano e mantenha as tomadas regulares”, reforça a responsável pela Assistência Farmacêutica na SMS, Jacqueline Mayer.


Foto: Freepik