O abdômen e a saúde
Opiniao

O abdômen e a saúde

22/02/14

O abdômen está intimamente ligado à saúde. Ele é a referência de bons cuidados. É uma região estrategicamente importante para modular as substâncias que devem ficar no corpo e as que devem sair. Do ponto de vista estrutural esta é uma região que acolhe pelo menos 10 órgãos importantes, dentre eles o intestino delgado que é considerado o cérebro do corpo.
Se analisarmos a forma deste intestino veremos que realmente ele parece um cérebro e ele é responsável por separar o puro do impuro. Assim como o cérebro, este órgão tem um sistema de processamento que cuida do ambiente interno e aciona as defesas quando necessário. A natureza foi muito sábia em “criar” estes dois cérebros para a correta preservação da espécie.
O intestino delgado tem entre 6 e 7 metros. Somado aos outros órgãos localizados no abdômen, estes preenchem de forma anatômica toda a região entre o diafragma e a virilha.
Estes órgãos recebem constantemente uma massagem enquanto respiramos. Respirar profundo intensifica a massagem.
O cérebro e o intestino se comunicam para manter a homeostase.
Podemos imaginar que a quantidade de alimento e de bebida e a qualidade destes, são fundamentais e essenciais para a saúde e bem estar psicológico.
Normalmente não estamos muito preo-cupados com o que vai acontecer dentro de nós quando comemos e bebemos, assim, criamos uma série de problemas com esta questão. Problemas estes que aparecerão no futuro de forma gradual como grito dos órgãos por não conseguirem mais fazer o seu papel.
O abdômen também é responsável pelos movimentos respiratórios da expiração, portanto se ele não estiver treinado e bem “encaixado”, poderemos acumular toxinas e acumular emoções. Se o ar não sai completamente as emoções também não.
A maneira mais simples de cuidar do abdômen e consequentemente dos órgãos, é comer moderado e devagar evitando excessos. É sempre importante dar tempo para o intestino digerir e “pensar”. Faça atividade física com aeróbico e Yoga. Esta prática produz massagens suaves nos órgãos e gera consciência da saúde.

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China),
pós graduado em Yoga pela FMU