O corpo se acomoda na mente
Opiniao

O corpo se acomoda na mente

20/04/13

Quem já não ouviu falar da interação corpo e mente? Este é um conceito oriental que está totalmente presente na vida das pessoas principalmente porque a ciência e a psicologia moderna aceitaram este fato. Os pensamentos geram energia que é refletida em partes do corpo, assim como a condição do corpo influencia a mente. De qualquer forma o ideal é que a mente seja soberana e comande a sua vontade, fazendo com que o corpo seja um instrumento de realização saudável.
Todos os nossos registros inconscientes estão no corpo. É ele que guarda aquela memória traumática de quando era criança, ou mesmo memórias agradáveis que passamos, elas ficam registradas como um carimbo no corpo, aquilo que chamamos de somático. Portanto, se você quer conhecer a si mesmo sugiro que conheça primeiro o corpo através de atividade que dão consciência corporal como práticas de exercícios associadas ao alongamento, Yoga e Meditação.
Se o corpo guarda as memórias e ele influencia a mente, podemos pensar que uma mudança no padrão corporal contribuirá para mudanças mentais.
O inconsciente, que está no corpo, não tem decisão própria, ele obedece a comandos da mente através da vontade e daquilo que pretendemos fazer. Se a mente estiver acomodada, sem perspectivas, sem vontade, desanimada, cheia de dúvidas, o inconsciente mostrará estas questões mentais através do corpo com desequilíbrios e doenças. A neurociência mostra que pessoas que tem doenças iguais tem o mesmo padrão mental, ou seja, pensam de uma forma correspondente àquela doença.
O corpo se acomoda na mente. Se você resolver mudar a atitude e colocar o corpo para fazer atividades moderadas e com uma alimentação equilibrada sem excessos, o corpo tem capacidade de auto cura, ele só precisa ser estimulado de forma correta.
Acredito que o mais difícil seja manter a mudança até que ela vire hábito e faça parte da sua vida espontaneamente. Se ao nascermos ganhamos um corpo, ele existe para podermos nos realizar como seres humanos expressando o amor e a compaixão. Não acredito que o corpo seja instrumento de dor a não ser por maus hábitos. Comece já a mudar as atitudes sem se prender aos resultados e a sua auto estima aumentará gradualmente.
Tel: 4427-5759 99220-7428 tim.

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU