O objetivo das emoções
Opiniao

O objetivo das emoções

14/04/2012

As emoções dão brilho à vida. São elas que produzem energia e nos fazem ver as coisas com nuances. As emoções nos levam a ter sensações físicas e psíquicas e a imaginar possibilidades. A construção da psique e a noção de individualidade, a personalidade, a estrutura do pensamento, dependem das emoções para terem força. São as emoções que fixam na memória as experiências boas e ruins e comunicam o indivíduo sobre os efeitos de seus hábitos e atitudes. Sem as emoções, dificilmente mudaríamos um comportamento negativo porque são elas, as emoções, que nos dão o feedback daquele comportamento.
As emoções são vibrações das células que são disparadas pelo sistema endócrino quando o individuo esta em contato com pessoas ou situações imaginárias, geralmente levando este indivíduo a sair da zona de conforto.
Muitas pessoas confundem sentir emoções com fraqueza, mas é justamente o contrário, indivíduos que são emocionalmente expressivos tendem a colocar energia no que fazem transformando o ambiente à sua volta.
As emoções podem ser divididas em positivas e negativas, porém, ambas são importantes para a saúde. Não querer sentir emoções negativas é o mesmo que esperar apenas o dia, negligenciando a noite.
Geralmente, as emoções negativas são acompanhadas de pensamentos negativos sobre a vida ou sobre si mesmo. Alimentar pensamentos negativos é motivo de muitas doenças e desentendimento entre as pessoas. No campo espiritual o ser humano nasceu para ser feliz, portanto, se ele está sofrendo, deve estar faltando uma compreensão mais sutil da vida e das emoções inerentes a ela.
Emoções positivas são estados de espírito mais elevados. Felizmente, estes estados de espírito podem ser alimentados optando por fazer o bem. A energia do bem é muito mais poderosa do que a energia do mal. A prática do ódio, da raiva e da mágoa, desagregam as energias levando o sistema ao desequilíbrio e a vulnerabilidade às doenças. Por outro lado, a prática do amor agrupa as energias fazendo todo o sistema nutrido e protegido. Este é o princípio daquilo que podemos chamar de felicidade, que independe de fatores externos, ela é sentida no coração.
O objetivo das emoções é indicar ao indivíduo o que deve ser feito. Toda ação gera uma reação. As vezes agimos e não queremos sentir os efeitos da reação, mas as emoções estarão ali para estampar nas memórias do corpo e da mente os seus respectivos efeitos. Fique atento a esta comunicação das emoções para conduzir melhor a sua vida.

Namaste

Professor Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU.