O pensamento é o distúrbio da respiração
Opiniao

O pensamento é o distúrbio da respiração

08/06/13

A respiração é o reflexo dos movimentos internos, do metabolismo, dos batimentos do coração, da resposta aos estímulos corporais e principalmente aos estados emocionais. Respiração é sinônimo de vida. É ela que conduz o principal elemento da vida que é o Prana. Sem ele a vida não existiria e tudo no universo não seria visível. Portanto, a respiração é o movimento cíclico do universo pulsando dentro de nós durante todo o tempo e por muitos anos.
O pensamento é formado a partir de questões internas principalmente questões emocionais modificadas pela respiração. Respiração, emoções e pensamentos andam juntos e o pensamento tem duas características, ele pode ser ativo ou passivo. Ele é ativo quando nós produzimos o pensamento conscientemente e é passivo quando ele aparece na mente sem que tenhamos provocado, ou seja, ele aparece de forma inconsciente. Este é aquele pensamento intruso que não queremos mas ele insiste em ficar na cabeça. De qualquer forma este pensamento e outros tem importância no processo de auto conhecimento.
Dizem que os pensamentos são os grandes desafios do homem moderno, diferente dos antigos homens que tinham como desafios a luta pela sobrevivência enfrentando inimigos reais como tigres, lobos, etc. O pensamento é subjetivo, não é real embora pareça para a pessoa que o produziu.
Podemos nos identificar com o pensamento achando que somos este pensamento e vivemos de acordo com seus caprichos. Um pensamento pode puxar outros criando uma teia cruzada de pensamentos desviando o foco daquilo que realmente é importante. Os Budistas chamam este excesso de pensamentos de mente de macaco que pula de galho em galho sem parar e o desafio do homem moderno é conseguir controlar (não reprimir) estes pensamentos.
Um pensamento modifica a respiração e vice e versa. Um pensamento negativo pode prender ou acelerar a respiração formando um padrão que se transformará em um hábito. O hábito é a repetição daquele padrão. Portanto, podemos viver a vida dos pensamentos e não a vida real, isto vai depender daquilo no qual nos identificamos.
Quando estamos bem não estamos necessariamente pensando positivo, mas com certeza estamos nos sentindo bem. Neste momento o pensamento não tem tanta importância. Ele é apenas um complemento dos bons sentimentos.
Podemos melhorar os pensamentos agindo de forma positiva com todas as pessoas e seres vivos. A atitude positiva e bondosa provoca pensamentos positivos e leveza de coração.

Namastê
Prof. Almir de Carvalho www.reabilitaac.com.br 99220-7428

Prof. Almir de Carvalho especialista em Acupuntura em Pequin (China), pós graduado em Yoga na FMU. Criador do projeto Yoga online.