O planejamento
Opiniao

O planejamento

Esses dias tenho trabalhado em casa. Minha esposa, atualmente, cursa maquilagem numa escola técnica, e resolvi montar uma e-commerce – ou seja, uma loja virtual que vende cosméticos. Imagino que marido e mulher quando trabalham no mesmo ramo podem se dar bem: ela maqueia, e eu vendo as maquiagens, pela internet.
Fato é que nunca gostei muito de trabalhar para os outros, sou dotado de uma grande capacidade em não conseguir seguir ordens, ou me enquadrar em leis que beneficiem interesses próprios. Admiro as pessoas que trabalham sob pressão, mas não é meu caso.
Então fui empreender. Sim, porque montar uma loja não é fácil, sobretudo quando não se tem conhecimento técnico do assunto, muito menos recursos financeiros, que é o mais necessário. Ser empreendedor é como escalar uma montanha, e se preparar para esse desafio. Eu preciso saber o que levar e quais ferramentas utilizar, encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular riscos, acreditar em minha capacidade e começar a escalada, com as seguintes características: força de vontade, eficiência, persuasão, independência e auto-confiança – tudo com qualidade. Quando monta-se uma empresa deve-se errar o mínimo, e é nisso que vou focar.
O cume da montanha é minha meta nessa primeira fase e, ao chegar lá, um outro desafio começa: manter-me no topo, como se minha empresa fosse uma referência de mercado. Ninguém me ensinará o caminho, ser empreendedor é descobri-lo sozinho, a única vantagem é que esse caminho já existe, eu só decido onde quero chegar, em quanto tempo e como desbravá-lo, de modo que devo me peparar para essa conquista.
E aqui vou eu. Ser empreendedor é realizar, executar, deixar marca, fazer diferença, é mais que ter uma casa, um carro e sossego na vida. É realizar-se pessoalmente num projeto novo, diferente, ousado e com uma fórmula que dá certo, por isso a necessidade de um Planejamento.

Um país de empreendedores:
Uma pesquisa internacional sobre empreendedorismo que entrevistou 43.000 pessoas em 21 países, durante o ano de 2000, chegou à conclusão que o Brasil é o país que apresenta maior porcentagem de empreendedores. Para cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo, ou pesando em abrir um negócio. Nos EUA – segundo colocado – a proporção é de dez para um. Na Austrália – terceiro colocado – a proporção é de doze para um. Razão para comemorar, porém, com cautela, pois o mesmo levantamento mostra que, apesar do grande número de empreendedores no Brasil, a oportunidade de criar e manter um negócio é relativamente baixa.
Em um outro estudo o SEBRAE constatou que, de cada 100 empresas abertas no país, 35 não chegam ao final do primeiro ano de vida; 46 não sobrevivem ao segundo; e 56 desaparecem no terceiro ano de vida, de maneira que, o que leva a empresa ao fechamento, não são os impostos caros e créditos altos, e sim a falta de preparo, informação, conhecimento técnico e Planejamento.

A e-commerce:
E-commerce, significa comércio eletrônico. A letra “e” antes do hifen é, do inglês, ‘eletronic’, ou seja, no meu novo negócio que estou a encabeçar, não verei a face das pessoas que comprarem meus produtos. Para alguém conservador, isso pode soar desumano. Internet não é site, internet é sinônimo de evolução social, e quando fala-se em evolução social, estamos falando de “gente”, seres humanos.
Encontrei aí uma maneira de me adaptar à globalização moderna, ou modernização global, visto que, atualmente, o comércio eletrônico é o mercado em maior crescimento do mundo, e vai crescer mais. A principal característica da internet é a democracia. Esta é a única mídia em que os indivíduos podem produzir conteúdos, expor suas opiniões e, em muitos casos, conquistar holofotes e atrair seguidores.
Deve-se tomar alguns cuidados com essa rapidez virtual, pois 82% dos consumidores que têm experiências ruins de compra na rede, não voltarão a comprar mais naquele site; 90% das buscas terminam antes do internauta chegar a quarta página do google; 45% das lojas online quebram no primeiro ano de atividade, e os motivos para essa alta taxa de mortalidade é, mais uma vez, a falta de Planejamento.

“Seja dono do seu silêncio, para não ser escravo de suas próprias palavras.” – autor desconhecido.

Guilherme Lazzarini é Publicitário e Fotógrafo. E-mail: guilherme.lazzarini@yahoo.com.br