O que seria da escuridão, não fosse a luz?
Opiniao

O que seria da escuridão, não fosse a luz?

As crianças imitam o que os adultos fazem. E, no caso de desenhos animados, tampouco é diferente – a criançada adora imitar os heróis. Pisam no sofá;dão pulos; colocam as mão pra cima achando que vão voar… ou então, esmurram a parede na tentativa de derrubá-la… na falta da parede vai o irmão, mesmo! Acessórios de Batman e Homem-Aranha são os mais requisitados.
E o que seriam dos contos, romances, fábulas, crônicas ou qualquer outra contação de histórias, não fossem os anti-heróis?
O boi da cara preta, por exemplo – corre atrás de uma criança indefesa, só porque não sabe fazer careta. Atirar o pau em u gato (ou qualquer outro animal) não pode! Mas a canção incentiva isso. Educadores de todo o mudo são unânimes em dizer que se deve ter harmonia dentro do lar, mas eis que chega um lobo mau que, com um simples assopro, detona todo o lar dos porquinhos e, não contente, faz isso mais de uma vez. A figura da avó é uma das mais idolatradas do universo, e então a netinha a encontra dentro do estômago de um bicho! Coisa feia para ensinar às crianças! Por outro lado, o lobo, o boi-da-cara-preta, entre outros deixam os contos mais interessantes e cheio-de-graça.
Quando se constrói um anti-herói, a história fica marcada na cabeça da criança por mais tempo, e ela vai crescer sempre a lembrar dessas mensagens subliminares, de modo que isso as prepara para um mundo não-tão-inocente que, certamente, virá quando eles crescerem.
Antes de ganharem versões ‘fofas’, os contos infantis eram macabros. Na versão original de Cinderela, as irmãs malvadas cortam os dedos da princesa para que o sapato caiba e, no final, Cinderela quebra o pescoço da madrasta má e a mata.
Na Bela Adormecida, a princesa é molestada enquanto dorme e o resultado é um filho indesejado que, ao nascer, chupa o dedo da mãe e retira o linho enfiado na carne.
Originalmente, em Chapeuzinho Vermelho, o lobo mata a vovozinha e oferece a carne para a netinha comer, acompanhado de uma taça de vinho que é o sangue da vovó, em seguida o lobo mata a chapeuzinho também. Bom, vamos parar por aqui, isso não é para ser um artigo de terror.
Os heróis também tem lado sombrio, pois realizam justiça por motivos egoístas, pessoais ou vingativos, como Wolwerine, Motoqueiro Fantasma ou Mulher-Gato. Nada muito diferente da realidade. A vantagem de contos com anti-heróis é que os mocinhos vivem felizes para sempre.

“Abandonar a vida por um sonho é estimá-la exatamente por quanto ela vale.” Michel de Montaigne – jurista, político, filósofo, escritor (1533 – 1592, França)