O verdadeiro Natal: Jesus Cristo
Opiniao

O verdadeiro Natal: Jesus Cristo

Queridos amigos e por que não dizer, “queridos irmãos em Cristo”, dedico a coluna de hoje, à data tão especial e mágica, que comemoramos anualmente e que nos passa a eterna mensagem da esperança e da presença do Filho de deus entre nós: o Natal!
A magia que envolve o dia 25 de dezembro, ultrapassa fronteiras geográficas, diferenças culturais, políticas e sociais , levando a todos a mensagem de que Deus se fez homem e habitou entre nós, para nossa conversão, nossa salvação e nos dando a oportunidade de identificarmos qual o caminho certo que deve ser seguido: o caminho da Lua. Sim, o caminho da Luz, confirmado pelas palavras de nosso Cristo Salvador:” Eu Sou o Caminho, a Verdade, a Luz e a Salvação”! Toda a trajetória de vida divina de Jesus é iniciada em seu Santo nascimento, que comemoramos nessa noite de sábado e também ao longo do domingo.
Tento utilizar da melhor maneira, o espaço que me é permitido nessa coluna, para sempre passar aos leitores uma mensagem positiva, construtiva ou esclarecedora, assim sendo, por mais um Natal, manifesto-me de maneira convicta, fiel aos ensinamentos cristãos, mais especificamente católicos, que recebi desde meu nascimento e os quais pretendo transmitir aos meus descendentes, para mais uma vez nessa coluna, reforçar o verdadeiro significado do Natal. Caros amigos, é evidente que tantas luzes a piscarem, tantos enfeites tradicionais ou modernos, realmente encantam nossos olhos e alegram nossas mentes, mas a pergunta que fica é a seguinte: Conseguimos identificar o nascimento de Cristo Salvador, em meio a todo esse aparato natalino? Até que ponto, nossas crianças conseguem separar com clareza em suas mentes, que além da chegada do bondoso Papai Noel, também devem aguardar o nascimento de Nosso senhor Jesus Cristo?
É importante esclarecer aos leitores, que obviamente fui criança, felizmente acreditei na presença noturna do Papai Noel que silenciosamente adentrava em minha casa e colocava aos pés da árvore nossos tão desejados presentes e confirmo que isso foi muito sadio, pois uma criança precisa também sonhar, mas também felizmente, fui educado para compreender que além do Papai Noel, comemorávamos o aniversário de nascimento de “chefe do Papai Noel”!!! Era exatamente assim, que minha querida mãe nos ensinou, pois Jesus, como Filho de Deus, era automaticamente o “chefe do Papai Noel” e sem a autorização de Jesus, o Papai Noel não poderia nos visitar! E hoje, o que podemos observar? Tantos enfeites natalinos e infelizmente se fala tão pouco em Jesus! Para aqueles que acreditam que é exagero, então saibam, que minha clínica atende aproximadamente 100 crianças, das quais ao perguntar sobre o significado do Natal, tenho 90% que referem-se ao Papai Noel e pouquíssimas a Jesus, ao presépio, etc.
Convido aos leitores, para que nessa data realmente tão especial, reflitam em seu respectivo papel no mundo, em sua missão dentro de suas famílias, em suas funções dentro de suas profissões e perguntem-se: tenho sido um mensageiro da Paz, da União, do Amor , da Esperança e dos Ensinamentos de Cristo? Convido a todos, para que nesse Natal, compareçam à igreja e assistam a Santa Missa, ouçam as palavras de nossos irmãos em Cristo, que são os sacerdotes e os que estiverem preparados, que recebam à Sagrada Eucaristia, pois não há melhor alimento do que a Sagrada Comunhão, a qual não é alimento material, mas sim espiritual! Não há Ceia de Natal mais rica, do que o Banquete do Senhor, oferecido no momento sublime da consagração Eucarística!
Caros amigos, que Nosso Senhor Jesus Cristo possa renascer no coração de cada um de vocês e que a Virgem Maria, assim como cuidou de Cristo, também acolha e proteja suas famílias!
Um Santo e verdadeiro Natal, é o que lhes deseja esse amigo e irmão!

Marcos Rodrigues Pinchiari é cirurgião-dentista em Santo André
e-mail: mpinchiari@yahoo.com.br