Os filhos ensinando os pais
Opiniao

Os filhos ensinando os pais

Até pouco tempo, o que mais se ouvia era o exagero de cuidados dos pais com seus próprios filhos, cumulando-os de mimos e atenções – que no futuro transformariam os mesmos jovens em desa-justados ou revoltados, prejudicando a própria sociedade.
Recentemente, até uma boa notícia nos deixa contentes: alguns filhos estão melhorando as condições de seus pais no bem-viver.
Um grupo de pesquisadores, que faz parte da equipe do cardiologista Bruno Caramelli, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, resolveu ensinar as crianças sobre os riscos cardio-vasculares, que podem ser diminuídos em cerca de 90% com hábitos sadios.
As atividades de um grupo de crianças centrado em um treinamento interventivo ilustram bem o tema. Além de folhetos educativos com orientações sobre alimentação saudável, dados aos pais, as crianças assistiram a palestras e realizaram atividades sobre prevenção cardiovascular durante o ano de 2010.
Nutricionistas ensinavam como seguir uma alimentação saúdavel na cantina. Nas aulas de educação física, fisioterapeutas explicavam por que é importante praticar atividades físicas. Encenações de peças de teatro e um passeio ciclístico, em conjunto com os pais, reforçaram as aulas.
Porém as crianças ouvindo as lições que aprenderam frequentemente ensinam os pais pelos comentários usados.
Para terminar, como consequência, podemos dizer que os resultados foram ótimos, pois os pais, atentos aos novos hábitos dos filhos, diminuíram os maus hábitos alimentares e até vícios, como cigarro e álcool.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.