Os mistérios da Escandinávia
Opiniao

Os mistérios da Escandinávia

De área relativamente pequena e com escassas atividades econômicas e industriais, a Escandinávia apresenta um clima austero, de baixas temperaturas, que não se pode considerar dos mais favoráveis. Em meio a todos esses fatores, a região espanta, positivamente, pelo excelente nível do bem-viver da população.
O povo é altamente escolarizado, com nível escolar básico, médio e superior, em muitos casos. Já há ocasiões, por exemplo, de você chamar o encanador e ele já ser formado em uma Universidade escandinava de renome, como a Uppsala, localizada na Suécia.
As condições de vida, na citada localidade, são de razoáveis a ótimas para todo mundo. Ninguém almeja se tornar rico. Isto acaba sendo uma consequência de uma cultura em que a educação está ao alcance de todos. Bom para a economia local, pois sempre sobram uns dinheirinhos para investir no razoável comércio regional.
Outro mistério social-político é a quase inexistência de maus políticos, porque os eleitores são sempre bons e observadores. Para contrabalançar, de vez em quando aparecem, também, bons campeões e excelentes nomes em algumas modalidades esportivas, dentre elas o tênis, e cineastas geniais.
Explicações para tais mistérios não são nada fáceis. Muitos cientistas sociais, economistas e filósofos estudam sobre o tema. Por enquanto, só há hipóteses, que não  esclarecem o tema. Esperamos, no futuro, investigações mais aprofundadas, sobre algumas taxas de suicídio, em desacordo.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.