Outubro, mês do médico
Opiniao

Outubro, mês do médico

Outubro Rosa, também mês do médico, com uma linda história fornecida pelo laboratório Eurofarma. Nós médicos além de sabê-la, adoramos nossa profissão.
Juramento de
Hipócrates
“Juro por Apolo Médico, por Esculápio, por Higéia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas, tomando-os como testemunhas, obedecer, de acordo com meus conhecimentos e meu critério, este juramento: Considerar meu mestre neste arte igual aos meus pais, fazê-lo participar do meio de subsistência que dispuser, e, quando necessitado com ele dividir os meus recursos; considerar seus descendentes iguais aos meus irmãos; ensinar-lhes esta arte se desejarem aprender, sem honorários nem contratos; transmitir preceitos, instruções orais e todos outros ensinamentos aos meus filhos, aos filhos do meu mestre e aos discípulos que se comprometerem e jurarem obedecer a Lei dos Médicos, porém, a mais ninguém. Aplicar os tratamentos para ajudar os doentes conforme minha habilidade e minha capacidade, e jamais usá-los para causa e dano ou malefício. Não dar veneno a ninguém, embora solicitado a assim fazer, nem aconselhar tal procedimento. Da mesma maneira não aplicar pessário em mulher para provocar aborto. Em pureza a santidade guardar minha vida e minha arte. Não usar a faca nos doentes com cálculos, mas ceder o lugar aos nisso habilitados. Nas casas em que ingressar apenas socorrer o doente, resguardando-me de fazer qualquer mal intencional, especialmente ato sexual com mulheres ou homens, escravo ou livre. Não relatar, o que no exercício do meu mister ou fora dele no convívio social eu veja ou ouça e que não deva ser divulgado, mas considerar tais coisas como segredos sagrados. Então, se eu  mantiver este juramento e não o quebrar, possa desfrutar horários na minha vida e na minha arte, entre todos os homens e por todo o tempo; porém, se transigir e cair em perjúrio, aconteça-me o contrário”.
Caduceu – Desde 2.000 a.C. associado à medicina. A figura da serpente enrolada em um bastão tem inúmeras interpretações. O bastão pode simbolizar o reinado do espírito sobre o corpo ou a árvore da vida em volta da qual se enrola a serpente (vaidade ou morte), domada e submissa seu veneno transforma-se em remédio. Na Babilônia, a serpente do caduceu representa a renovação (pela troca de peles) e a longevidade.
A Eurofarma faz questão de homenageá-lo com o símbolo que representa os princípios dessa profissão que você escolheu.