Pare e pense!
Opiniao

Pare e pense!

Uma das piores coisas do ser humano é agir irrefletidamente e quando isto acontece, quase sempre o resultado é desastroso. A sabedoria e a maturidade nos dizem e dão relevo à importância de dar um tempo entre a ação e a reação, em todos os momentos de nossa vida! Este tempo é o precioso ponderar, pensar e refletir qual é a melhor resposta que devemos dar ao que enfrentamos.
Ao que nos acontece às vezes “de sopetão”, temos de dar respostas rápidas, como quando estamos dirigindo no trânsito das cidades movimentadas. Sabemos que todos que dirigem estão com carteira de habilitação, mas não conhecemos a educação, a saúde mental e psicológica, a noção de responsabilidade dos motoristas em geral. Deparamo-nos com gente grosseira e reativa hoje em dia, muito mais que no passado.
Todos nós, motoristas, temos casos para contar de gente maluca buzinando atrás de nosso carro, dando farol nervosamente, impelindo-nos a correr para deixar o apressadinho passar. Às vezes não dá e o sangue sobe à cabeça de algumas pessoas que estão nervosas no momento, até com problemas em casa, ou no trabalho, ou no amor, ou com os filhos, enfim, gente boa que perde, apenas por instantes, o equilíbrio e responde à altura ao motorista descontrolado que está atrás. Pronto: está armada a cena comum que passa na tv. O maluco de trás está armado e acaba atirando no carro.
Essas reações, como tentar responder ao desequilibrado e mal educado motorista de trás, muitas vezes têm levado à morte pessoas inocentes, pois os tiros perdidos acontecem também no trânsito. Portanto, quando não dá tempo de pensar, temos de não responder, ficando sabiamente passivos e pacíficos, segurando a barra para que o orgulho de saber que o errado é o outro, não nos leve subitamente a querer protestar, desencadeando a ira insana de quem está atrás. Ações impetuosas levam a um final ruim. A reatividade no trânsito nestes momentos,ou não leva a nada, ou pior, leva a tristes conseqüências. Nestes casos, o silêncio e não resposta do ser humano proativo, falam mais que mil palavras e ações.As paradas para refletir antes de agir são algo que nós todos devemos treinar todos os dias em todas as circunstâncias, e assim formar o hábito que nos fará, rapidamente, responder certo aos desafios e provocações da vida. Lembremo-nos de que o ato de silenciar na hora certa é um dos hábitos mais difíceis, porém dos mais eficazes e profícuos.

Glorita Caldas é professora e consultora da LAC Consultoria, e-mail: glocaldas@uol.com.br