Penha Fumagalli: “Estamos 100% concentrados em transformar nossa cidade”
Política

Penha Fumagalli: “Estamos 100% concentrados em transformar nossa cidade”

Rio Grande da Serra celebra 59 anos, no próximo dia 3 de maio. A prefeita Penha Fumagalli (PSD), há cerca de nove meses no comando da Prefeitura, revelou, em entrevista exclusiva, que após um momento de muita instabilidade política na cidade, obteve estabilização, conseguiu equilibrar as contas da cidade, retomar o diálogo junto aos vereadores e, assim, começar a dar andamento ao Plano de Governo. Penha ainda conta sobre o ambiente desafiador que enfrenta, por ser a única prefeita do ABC. “É uma grande responsabilidade”, diz. Confira

Folha do ABC- A sra. foi eleita em 2020 como vice-prefeita e assumiu o comando da Prefeitura de Rio Grande da Serra, há cerca de nove meses. O que foi possível avançar no Plano de Governo neste período e qual a marca que a sra. gostaria de imprimir na gestão?

Penha Fumagalli- Assumimos em um momento de muita instabilidade política e social em nossa cidade, portanto, nosso primeiro passo foi de estabilização, conseguimos equilibrar as contas da cidade, retomar o diálogo junto aos vereadores, e isso foi muito importante para começar a dar andamento ao nosso Plano de Governo. Conseguimos instaurar a Guardiã Maria da Penha, revitalizamos todas as EMEB´s da nossa cidade, conseguimos acabar com uma multa de mais de R$ 360 mil anuais para nossa cidade com o Cemitério Municipal, propomos e aprovamos o Tarifa Zero aos Domingos em todos os ônibus municipais.

Na área de Esporte e Lazer, uma Academia Adaptada, além da revitalização da Quadra Municipal, e a volta do Ônibus Circular do Esporte. Na Educação inauguramos a EMEB Casa Encantada e o berçário da EMEB David Barbosa, que gerou 86 novas vagas em creche, além do aumento para todos os profissionais do magistério e a redução da jornada de trabalho das ADI´s. Na Segurança, entregamos novas viaturas e motos, aumentamos o número de GCMs com 9 novos guardas, implantamos a ROMU, continuamos o Projeto Noite Tranquila, além da compra de mais coletes à prova de balas para os nossos Guardas Civis, também conquistamos um carro para o Procon de Rio Grande da Serra. Na área de Infraestrutura e Equipamentos, tivemos o Início das Obras nas Ruas Avaré, Presidente Prudente, Jundiaí, Cotia, e Ilhabela, conseguimos novos equipamentos e caminhões para a Secretaria de Serviços Urbanos, equipamentos de informática para a Secretaria do Meio Ambiente, além de vans adaptadas para a Cidadania, começamos o Programa de Títulos Cidade Legal na Vila Lavínia, assinamos novos convênios na Defesa Civil e Agricultura, e novos uniformes na Defesa Civil, GCM e Trânsito. Quero deixar uma marca de gestão responsável, ética, de muito trabalho, e com um olhar humanizado para a população de Rio Grande da Serra.

Folha- Enfrenta desafios ou obstáculos por ser uma prefeita mulher? Atualmente, também é a única prefeita do ABC.

Penha- Sem dúvidas é um ambiente desafiador, ser a única prefeita do ABC é uma grande responsabilidade. Então, o desafio é dobrado, mas também o fato de ser mulher, batalhar na causa sindical a vida toda, me permite ter um olhar diferenciado na Administração Pública, mais humanizado. Conseguimos ter uma equipe de Secretariado inclusiva, com mais de 40% dos Secretários sendo mulheres, e acredito muito nisso, em fortalecer o espaço para o Protagonismo Feminino com figuras de destaque e com oportunidades na Gestão Pública. Vivemos o tempo das mulheres em condição de igualdade de espaço com os homens, e nosso mandato será um espelho disto.

Folha- Qual será o enfoque do governo e o que a população pode esperar para o segundo semestre do ano? Quais áreas terão prioridade?

Penha- Neste segundo semestre vamos focar em dar andamento aos Projetos de Infraestrutura em nossa cidade, a população pode esperar um verdadeiro “canteiro de obras”, sabemos que Rio Grande da Serra tem uma demanda reprimida muito grande nessa área, e, após organizar a casa, com uma gestão eficiente, o nosso foco será na infraestrutura da nossa cidade, além das áreas que naturalmente são os Pilares do nosso mandato, que são a Saúde, a Educação, a Defesa dos Direitos das Mulheres, além da geração de Emprego e Renda.

Folha- A sra. pretende disputar a reeleição no próximo ano? Como irá se preparar para a disputa?

Penha- Olha, acredito que seja um pouco cedo para se falar em reeleição, Rio Grande da Serra sofreu muito nos últimos anos com gestores que se preocupavam exclusivamente com a parte eleitoreira e abandonaram a cidade. Nosso propósito é diametralmente oposto, estamos 100% concentrados em transformar nossa cidade, acredito que caso tome este caminho, será para dar continuidade ao trabalho feito.

Folha- O partido da sra., o PSD, é o mesmo do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. Isso também contribui para os diálogos com o governo estadual?

Penha- Sem dúvidas, o secretário Kassab nos recebeu muito bem mais de uma vez, e reforçou o seu compromisso com a nossa cidade, acredito que o PSD tem uma visão muito importante de desenvolvimento das cidades, respeitando o diálogo e priorizando uma gestão responsável, e isso vem de encontro exatamente ao que pensamos. Nossa relação com o Governo do Estado é muito positiva, além do secretário Kassab, tivemos a visita do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos da Costa em nossa cidade, em sua primeira agenda nas cidades, conversamos também com o governador Tarcísio. Então, acredito que muito em breve este bom relacionamento com o Governo Estadual renderá frutos para a população de Rio Grande da Serra. Vale ressaltar que também estamos dialogando com o Governo do presidente Lula, com a Caixa Econômica Federal, mas principalmente, nosso diálogo é com o povo da nossa cidade!

Folha- Qual o presente que a sra. gostaria de dar à Rio Grande da Serra, neste aniversário de 59 anos? 

Penha- Uma cidade inclusiva, que respeite cada um e cada uma que batalha, luta e sonha com uma Rio Grande da Serra grande, desenvolvida, que gere oportunidades de empregos para nossos jovens, que tenha opções de lazer, que tenha uma infraestrutura que a nossa população merece, com uma saúde de qualidade, bom atendimento, que priorize a educação básica, e que esteja pronta para crescer cada vez mais.