Pescadora de pensamentos
Opiniao

Pescadora de pensamentos

13/10/12

Queridos leitores: todos os dias eu reservo uns momentos para “pescar” meus pensamentos. Às vezes eles me fogem e os deixo passar, às vezes eu os registro na memória ou no papel. Penso em coisas que vejo acontecer, em coisas que fiz, nas que ainda tenho de fazer, nas que os outros fazem e que me atingem. Penso nos meus projetos de vida e se eles estão de acordo com a minha realidade. E vou fazendo uma miscelânea cheia de nuances… Assim, eu acho que nada acontece sem um motivo, mesmo considerando as imbecilidades que alguns humanos cometem. É, não sei se tudo está perdido, mas as coisas estão difíceis para nós que temos a consciência mais limpinha, que somos mais condescendentes e perdoamos sempre… Ah! Adorei tudo que vi na televisão sobre o julgamento do “mensalão”. Que cabeças privilegiadas possuem nossos poderosos Guardiões da Democracia – os Ministros do Superior Tribunal Federal. Para mim foi um deleite vê-los formular premissas com preciosos termos técnicos e elaborar conclusões claras, tão de acordo com a legislação de nosso país. Grito um “Bravo!” ao Ministro Joaquim Barbosa! E, meu pensamento pula rápido de coisas tão sérias, para um trivial não menos sério que é: já pensaram como é importante a gente ter “semancol” para freqüentar a casa dos outros? Hospedar-se, então, nem se fale, é algo delicado. Minha sogra Dircinha Caldas sempre dizia: “hóspede é como peixe, com mais de três dias, não cheira bem”. Naturalmente ela queria dizer sobre o abuso de certas pessoas que se aboletam nas casa dos outros e não percebem “como” incomodam. Assim, eu só sinto firmeza em hospedar-me onde sou, insistentemente convidada. Também não vou mais visitar pessoas sem avisar com antecedência – mesmo que sejam amigos íntimos… Estou tentando e conseguindo não dar palpites ( mesmo que eu tenha razão) em assunto dos outros, a não ser que me peçam… E, sabedoria minha, mesmo nas casas de filhos e irmãos! Ah! que poderosa é a humildade! A genuína qualidade que dignifica o humano, que conduz toda situação ao equilíbrio e à concórdia… Não desprezo observação, nem conselho de um (a) amigo (a). Alguns nos avisam sobre as mazelas nossas que não percebemos… Já os conselhos de quem não me aprecia, eu “peneiro”: vêm carregados de raiva, inveja e “dor de cotovelo”! Mas é sempre bom pensar se não há um fundinho de verdade neles…
Agorinha meu pensamento “pesca” o sorriso lindo e o olhar de integridade espiritual e mental de meu querido amigo Marcos Pinchiari. Um”Viva!” Para você, Marcos, digníssimo colega como articulista na “Folha do ABC” e meu amigo pelo coração e semelhança em energia espiritual. Meus parabéns pela eleição à Vereança do governo de sua amada Santo André. Sua Família se orgulha de você e sua Mãezinha, do Céu, manda-lhe amorosas bênçãos!
O feriado, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, chegou! Também Dia Das Crianças – abençoados seres a quem devemos imitar a honestidade de julgamento, os corações cheios de amor para dar a inquestionável inocência. Com muito amor a Maria Mãe de Jesus Cristo, aos meus três netos crianças, e a todas as crianças do Brasil e da Terra, despeço-me de vocês leitores, com muito carinho. ATÉ!

Glorita Caldas é professora e consultora da LAC Consultoria, e-mail: glocaldas@uol.com.br