Pescadores, o lixo e outras notícias
Opiniao

Pescadores, o lixo e outras notícias

Quando terminamos de ler os jornais,

parece-nos que as notícias melhores

ficaram para o dia seguinte.

Júlio Camargo

Passo a transmitir aos meus prezados leitores, notícias interessantes sobre questões ambientais.
Pescadores receberão proventos para retirar lixo do Mar Mediterrâneo. A Comissão Européia anunciou no dia 8 de abril que, a partir do mês em curso, entraria um projeto piloto para tentar por fim à poluição.
Atualmente cerca de 83% do lixo do Mediterrâneo são plásticos e que são descartados sob forma incorreta.O objetivo é que os pescadores retirem os resíduos com suas embarcações e o plástico recolhido será encaminhado para ser reciclado.A comissária européia de pesca Maria Damanaki afirmou que o “programa será financiado pelos fundos de pesca que ajudará para oferecer uma alternativa ao setor pesqueiro.”A pesca no Mediterrâneo já sofre restrições que a Comissão Européia impôs e recolher o lixo, poderá ser uma forma de garantir o sustento dos pescadores é o que afirmou a comissária. Junto com o projeto, será lançada uma campanha de esclarecimento.
Atualmente, de acordo com os órgãos ambientais da França e da Bélgica, bóiam no Mediterrâneo 500 toneladas de lixo plástico e 250 milhões de partículas desse material, sem esquecer que a mortalidade de animais é muito alta aos que ingerem resíduos plásticos.
Por sua vez uma área no Alasca cria santuário para baleia branca e cerca de 5.000 quilômetros quadrados de oceano nos Estados Unidos, serão transformados em reserva ecológica para a baleia branca, também conhecida como baleia-beluga com o objetivo de promover a conservação do mamífero que habita as águas frias em torno do Círculo Polar Ártico e para garantir a proteção do cetáceo. Ainda bem.
Dá pena, mas com uma semana de vida, uma onça pintada brinca no zôo em Manágua. Conhecido também como jaguar, o felino está ameaçado pela redução de seu habitat.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.