Pet Parque: o espaço de lazer dos animais
Fabio Picarelli Opiniao

Pet Parque: o espaço de lazer dos animais

Com as famílias residindo cada vez mais em espaços reduzidos, os animais são privados de liberdade para brincar. Os pet parques surgem como uma solução destinada às atividades de cães e gatos de estimação.

O primeiro pet parque em Santo André foi instalado no Parque Antonio Pezzolo, na Chácara Pignatari, em 14 de dezembro de 2019. Desde então, 10 parques já possuem o espaço.

Na sequência foram construídos no Parque Celso Daniel (19/3/24); Parque Ipiranguinha (8/8/20), Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (14/8/20), Parque Norio Arimura (27/4/22), Parque Cidade dos Meninos (26/10/22), Parque Guaraciaba (4/12/22), Parque Ulysses Guimarães (27/4/23), Parque Escola (19/3/24) e Parque Sérgio Cyrino (30/4/24).

O 11º será construído no Parque Central até dezembro deste ano, bem ao lado da Sabina Escola Parque do Conhecimento e do Hospital Municipal Veterinário. Quando concluída a obra, será a maior do município. O investimento será de R$ 1 milhão, pois inclui ainda o paisagismo do entorno e iluminação de LED para passeios noturnos. Os tutores poderão utilizar a entrada principal do Parque Central ou pela rua Gamboa.

No passado existia a favela do Gamboa, que foi desativada totalmente em 2015. O núcleo se manteve ativo durante 40 anos e chegou a abrigar mais de 750 famílias num terreno de 35 mil m² ao lado da linha de transmissão da empresa de energia AES Eletropaulo. O processo de remoção dos moradores começou em 2008, mas foi interrompido por diversas vezes devido a novas invasões.

Todos os pet parques possuem brinquedos de agility, alambrados, portões no modelo eclusa para evitar a fuga dos animais, bebedouros e porta-saquinho para recolhimento de dejetos. Lá dentro os cães podem correr e pular sem uso de guias e focinheiras.

Os parques são considerados pelos andreenses como “praias urbanas”, principalmente nos finais de semana e feriados de altas temperaturas. Além de desfrutar da paisagem natural e das sombras das árvores, são locais de relaxamento e interação. E os animais fazem parte desse momento de descontração.

Os pet parques ficam abertos nos horários de funcionamento dos respectivos parques, que variam entre 6h da manhã e 22h. Os equipamentos são gratuitos, bem como os ingressos à parte interna dos parques.

Se você tem um bichinho de estimação em casa, siga o exemplo dos integrantes do grupo Plantar Hoje para Colher Amanhã e curtam os pet parques.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário