Pintando o Sete
Opiniao

Pintando o Sete

Dia desses estava eu a conversar com dois colegas que faziam academia comigo. Perguntei a um deles: -Você está indo na academia de manhã, agora? –Pois é… Chego aqui no clube cedo por causa do trânsito, eu moro no Pacaembu. Achei que eu não tinha escutado direito: – Você mora onde? –Pacaembu. –Nossa! E vem de lá até aqui todos os dias? –É que trabalho no quarto cartório, aqui em Santo André. –Mas por que mora tão longe? –É que eu casei, e como minha esposa é de lá, fui com ela. -Você casou com aquela que vinha na academia também? –Não! Aquela é outra. Ela terminou o namoro comigo depois de sete anos. O outro colega não acreditou: -Desculpe, mas quanto tempo ficou com ela, mesmo?! -Sete anos, acredita? e depois conheci uma pessoa com quem casei após 10 meses de namoro.
Sete colinas de Roma, sete são os mares, sete maravilhas do mundo, sete rainhas na história foram chamada de Cleópatra, e também é o número da nota mínima para aprovação nos instituto acadêmicos. A lista é grande, mas o maior sinal cabal que pode ter com o número sete é que no ciclo genital da mulher a ovulação ocorre no 14.º dia (2 x7); a implantação do óvulo na cavidade interna é no 21.º dia (3×7); o ciclo menstrual é de 28 dias (4×7), e a gravidez se completa em 280 dias (40 x 7), mas claro, isso não é regra.
Tem gente que acredita que ‘7’ é o número perfeito, tem gente que acha que é o número da preferência divina, pois islâmicos consideram sete os céus e sete as portas do inferno; Buda passou 49 (7×7) dias de meditação em baixo de uma árvore; sete pedras de cores diferentes eram guardadas no leito de um filho egípcio. Sete são as glórias da Virgem, os Sacramentos e os pecados mortais, além das sete ordens Eclesiásticas.
Entre tapas e beijos, minha relação perdura por nove anos. Fiz umas contas que, para falar a verdade, são objetivos que eu devo atingir daqui sete anos, e será justamente o tempo em que estarei estabilizado financeiramente com casa própria, todos meus filhos em escolas privadas, um carro grande a fim de comportar cinco pessoas e… bem… a casa na praia já é um sonho à parte. Simplicidade, temperança, generosidade, presteza, caridade, paciência e humildade: Sete são as Virtudes – e costumo dizer que tenho todas, além da saúde de minha família, claro. Meu colega ainda constatou que sete anos de namoro é um tempo suficiente, não por causa de brigas, mas sim pelo desgaste natural do tempo. Porém, às vezes, para aceitarmos esse ‘desgaste’, a sugestão é levar a namorada-noiva-esposa para um jantar exótico; presenteá-la com um buquê de rosas-azuis; fazer umas loucuras diferentes, como andar de balão, passear de camelo ou escalar cânions – algo que ficará na lembrança. A conversa terminou com um alerta que ele nos passou em tom jocoso, até: -Cuidado vocês hein, a mulher quando termina, é porque tem outro!”.
Existem brigas, é verdade, mas não devo isso aos sete anos de azar do espelho quebrado de casa – sem superstições, de modo que devemos ‘perdoar a pessoa setenta vezes sete’, como escreveu Mateus na bíblia.

“Quando pedimos um conselho, normalmente estamos buscando um cúmplice” – Marquês de La Fayette, aristocrata militar francês (1754 – 1834, Paris).