Planejamento Estratégico 2023
ARY SILVEIRA BUENO

Planejamento Estratégico 2023

Entenda a importância de um bom Planejamento.
Há mais de uma década ocupamos toda semana esse espaço, trazendo dicas e contribuições às Pessoas e Organizações. Registro a nossa gratidão à Folha do ABC pelo espaço.
Temos trazido conteúdos sobre Gestão, com os temas: Inovação, Transformação Digital, Empreendedorismo Inovador, Liderança, Tributário, Contabilidade Gerencial, Compliance, Educação Digital, Soft Skills, ESG, entre outros.
A regra é a produção de conteúdo próprio; vez por outra reproduzimos bons conteúdos de Pessoas / Organizações com as quais trabalhamos e dentro de um novo conceito, ou seja, de Conexão Empreendedora.
Neste sábado, 11/02, reproduzimos o texto de Ricardo Langanke – CEO da LGK Gestão & Governança, Associada à FDC – Fundação Dom Cabral.
Portanto, o título acima e o texto que segue, é de sua autoria.
Essa é a Parte I da reflexão do Prof. Ricardo; ele pede: Aguarde pela Parte II; quando focará: “Se a estratégia é importante, a execução é vital”.
Reprodução:
“Estratégia e Execução – Parte I
Um bom planejamento é o ponto de partida para qualquer empresa, principalmente nos tempos atuais, com transformações tão aceleradas. Lidamos diariamente com crises, pandemias, guerras, mudanças políticas, mudanças econômicas, climáticas, dentre outras tantas variáveis. E como fica a sua empresa no meio de tudo isso?
Nesse contexto, o empresário ou executivo precisa refletir sobre uma série de questões fundamentais: Onde a empresa se encontra? Onde quero chegar em 2023? Quais são as tendências em alta no momento? Para alcançar os nossos objetivos, quais são os principais obstáculos que vamos enfrentar a curto, médio e longo prazos?
Lembre-se: antecipar o planejamento é olhar para o futuro e alinhar metas e objetivos com maior tempo hábil. Se você não traçar um planejamento, vai viver “apagando incêndios” para sempre. Vamos utilizar uma padaria como exemplo:
l A Copa do Mundo me surpreendeu! Não imaginava que venderia mais neste período.
l O sal e o açúcar ficaram mais caros com a crise política. Não contava com esse aumento.
l A pandemia deixou o padeiro de licença por 15 dias. Eu não previ nenhum substituto.
Os três exemplos acima mostram um empresário sendo surpreendido e não se planejando para o que está por vir. Ele “apaga incêndios” a cada novo problema que surge. Não consegue se antecipar e ter na mesa um olhar 360° para a sua gestão.
Precisamos reforçar que o planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente interno e externo da organização. Ele mapeia problemas que podem surgir ao longo do caminho e identifica oportunidades de melhoria.
Para executar o plano na prática, é preciso fazer um planejamento estratégico que seja concreto, útil, simples, direto e assertivo.
Um bom planejamento estratégico aproxima a empresa do seu desejo, aumentando a probabilidade dele se tornar realidade. Além disso, deixa o ambiente mais integrado e alinhado.
Pode reparar: as pessoas passam a falar uma linguagem comum quando o planejamento está bem definido e traçado.
Assim fica mais fácil todos trabalharem na mesma direção”.
No próximo sábado, 18/02, trarei o texto Parte II do Prof. Ricardo: 3 Razões para priorizar a estratégia certeira.
Aguarde e Acompanhe!