PPP do VLT ABC deve ser lançada em 2025
Política

PPP do VLT ABC deve ser lançada em 2025

 Um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de 33 km, construído do zero e que irá conectar Guarulhos ao ABC. O projeto da chamada Linha 14-Ônix faz parte de uma Parceria Público Privada (PPP) na área de mobilidade urbana que o Governo de São Paulo planeja lançar em 2025. A PPP inclui ainda a linha 10-turquesa da CPTM, que ligará o Brás a Rio Grande da Serra, no ABC. Além desta, estão previstas ou-tras três PPPs. Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao jornal Valor Econômico, na terça (4), o governo de São Paulo planeja viabilizar ao menos quatro PPPs de mobilidade urbana até 2026.

   A primeira delas, com leilão já marcado para ocorrer em 28 de novembro deste ano, consiste no Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas. Hoje, os usuários de trens da CPTM conseguem chegar até Jundiaí, com o TIC poderão ir até Campinas. O governo lançou edital, na sexta (31) março. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Outra PPP em vista é a das linhas da CPTM 11- Coral (da Luz até Mogi das Cruzes),  12- Safira (do Brás a Poá) e 13-Jade (em Guarulhos), cujo o edital deve ser lançado até o fim de 2024. A quarta PPP será outro Trem Intercidades, com três possíveis destinos ainda em estudo: Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

   O Governo de São Paulo estuda ainda a possibilidade de uma Parceria Público Privada para construir novas linhas do Metrô, entre elas a linha 20- Rosa, que ligará a Lapa a Santo André, no ABC, e a linha 19-Celeste, que irá do Centro a Guarulhos. No final de março, a Prefeitura de Santo André entregou para o Metrô documento com as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa.

   Segundo o projeto, Santo André terá quatro das 24 estações do traçado, denominadas Santo André, Portugal, Príncipe de Gales e Afonsina, seguidas pelas estações Rudge Ramos, Taboão-Anchieta, em São Bernardo.