Pq.Central ganha nova iluminação e horário estendido
Cidades

Pq.Central ganha nova iluminação e horário estendido

O Parque Central, em Santo André passou por um processo de modernização do sistema de iluminação e, agora, conta com um número de postes de luz quase seis vezes maior, com tecnologia LED, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Além disso, o horário de funcionamento do local foi estendido até as 22h.

Se anteriormente o parque contava com 116 luminárias de vapor de sódio (amarelas), a partir de agora passa a contar com 580 postes de iluminação LED (brancas). Os postes estão distribuídos por toda a extensão do parque, sobretudo nas pistas, ciclovia e áreas comuns. A área verde ainda está passando por outras intervenções, como modernização do deck e da concha acústica, além de instalação de câmeras de monitoramento, pet parque, instalação de gramado sintético no campo de futebol e mais.

As obras integram o programa Banho de Luz, que promove a modernização da iluminação pública (troca de vapor de sódio por LED) e que se aproxima de 75% da cidade.

“Este é um equipamento público muito utilizado. O andreense tem uma ligação com as áreas verdes da cidade e este é um parque que tem 20 e poucos anos e não tinha recebido nenhuma modernização, a iluminação era bem antiga. Passamos de pouco mais de 100 postes para 580, fora a questão da eficiência energética do LED, que ilumina mais e consome menos”, ressaltou o prefeito Paulo Serra, que foi responsável pelo acendimento das luzes.

Os novos postes de iluminação foram instalados a uma altura que foge das copas das árvores, consequentemente sem influenciar na fauna. Outra medida em prol dos animais que integram o espaço foi manter alguns pontos do parque sem incidência da luz artificial.

O Parque Central funcionava diariamente até as 20h. Desde quarta (14), o funcionamento foi ampliado em duas horas: o portão principal ficará aberto até as 22h, enquanto os laterais seguirão fechando às 20h.

“Agora, este parque pode ter um outro uso noturno, com mais segurança e bem-estar para as pessoas, porque muitos ambientes eram escuros aqui. Então, vai mudar a frequência do parque. É a primeira fase dessa modernização que entregamos hoje. Priorizamos a iluminação para que neste período de férias escolares e verão o local possa funcionar com horário ampliado. Vamos testar essa demanda. Se tiver frequência, temos condição de deixar aberto até mais tarde”, disse o prefeito.

Neste domingo (17), inclusive, o Parque Central vai receber seu primeiro grande evento pós-modernização, caso do Carnatal de Brasilidades, com apresentação da Ossa, de escolas de samba da cidade e outras atrações. A programação completa está no site www.santoandrenatalsolidario.com.br.