Prefeitos viajam a Bélgica para expor práticas de desenvolvimento
Política

Prefeitos viajam a Bélgica para expor práticas de desenvolvimento

No segundo encontro cidade-cidade (City-to-City) do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) estiveram presentes representantes das cidades de Araripina, Belo Horizonte, Benedito Novo, Consórcio ABC, São Leopoldo, Vitória e da região de CIOESTE;

As cidades e regiões brasileiras realizam deste 2017, o intercâmbio com as cidades europeias, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento urbano sustentável e inovação

Juntas trabalham temas como recuperação e gestão fluvial, cidades inteligentes, mobilidade e escassez de recursos urbanos, água, controle de inundações e crescimento econômico.

Na última semana, delegações de cidades e regiões brasileiras compareceram ao segundo encontro “Cidade-Cidade” do Programa de Cooperação Urbana Internacional, iniciativa que tem como objetivo conectar cidades e regiões do mundo para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável e a inovação entre elas. Dos 250 governantes municipais e regiões, se encontravam os representantes das cidades brasileiras de Araripina, Belo Horizonte, Benedito Novo, Consórcio ABC, São Leopoldo, Vitória e da região de CIOESTE.

O encontro permitiu que os representantes brasileiros compartilhassem suas experiências sobre o intercâmbio de desenvolvimento com seus compatriotas europeus, os projetos pilotos trabalhados com elas, e debatessem sobre diversas temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Em relação as temáticas de cooperação entre as cidades europeias e latino-americanas participantes do programa IUC, estiveram presentes em Bruxelas representantes da Prefeitura de Araripina, cuja parceira é a cidade de San Tirso (Portugal), que trabalham juntas na recuperação de rios e soluções naturais para seus cursos;  de Belo Horizonte, que trabalha questões sobre cidades inteligentes e crescimento econômico com Almada (Portugal); Benedito Novo, que junto com Pordenone (Itália), debatem soluções sobre escassez urbana e alternativas econômicas; Consórcio ABC, que colabora com Turim em mobilidade urbana e salubridade nas cidades; São Leopoldo, que coopera com o Eixo Atlântico (colaboração entre as cidades portuguesas de Braga e Viana do Castelo) em áreas verdes urbanas; e Vitória, que trabalha com Sevilha na gestão da água e controle de inundações.

No decorrer do programa, já foram realizados encontros entre as cidades parceiras tanto na América Latina como na Europa, e elas já estão trabalhando atualmente nos planos de ação, que serão publicados pela União Europeia no próximo mês de novembro.

O Secretário do Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain Da Rocha, está muito satisfeito pelo trabalho realizado com Sevilha e expôs os objetivos de seu intercâmbio:  permitir que Vitória seja mais amável e acessível para seus cidadãos, desenvolvendo ciclovias como meio de conseguir uma mobilidade sustentável na cidade, implementar modelos de reciclagem e compostagem para diminuir os resíduos produzidos, compartilhar modelos de governança e participar no Pacto de Prefeitos. “Para a delegação de Vitória, as lições aprendidas são: a necessidade de estudos técnicos para a elaboração de projetos executivos, o aumento da participação cidadã e obtenção de financiamento para estudantes, entre outros.”

Para o Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, que trabalha em educação e fiscalização ambiental com a delegação do Eixo Atlântico, formada pelas cidades portuguesas de Braga e Viana do Castelo, apresentou o plano desenhado durante o intercâmbio e garantiu que permitirá a melhor gestão da água, áreas verdes e energia da cidade.

Também estiveram em Bruxelas, representantes da Prefeitura de CIOESTE, que atualmente coopera com a região polaca de Bielsko- Biała. Os representantes brasileiros e poloneses falaram das áreas de interesse comum identificadas nas regiões, como os estímulos a empresas de tecnologia e o impulso da internacionalização das PMEs. Os poloneses asseguraram que adorariam que sua região fosse uma porta de entrada para as pequenas e médias empresas brasileiras e, que por ele, organizariam reuniões com importantes empresários locais.

No dia de abertura do evento, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain da Rocha, participou em um painel de discussão sobre exemplos inspiradores de ações contra a mudança climática. Ainda durante o evento, no painel “Do planejamento da ação ao financiamento”, participaram o Secretário executivo de Consorcio ABC, Antônio José Vieira, falando sobre seu intercâmbio com a cidade de Turim; o Secretário de Vitoria, Luiz Emanuel Zonain, que debateu com a representante de Sevilha, Esperanza Caro, sobre seu trabalho em conjunto dentro do IUC; e o Prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, que apresentou com Viana do Castelo, os ganhos alcançados entre as cidades.

As cidades e regiões brasileiras participantes do programa continuarão cooperando com suas parceiras europeias até cumprir pelo menos 18 meses, ainda que não haja um tempo máximo de colaboração entre as cidades.