Prefeitura e Fundação: inglês no Fundamental
Opiniao

Prefeitura e Fundação: inglês no Fundamental

As duas entidades a partir de 16 maio do corrente ano, prestigiam e ensinam aulas de inglês para os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano letivos.Um jornal local (DGABC) informa que as aulas ministradas por alunos dos cursos de licenciatura da FSA. Mais de 200.000 serão contemplados.

O Projeto Formadores do Saber – Língua Inglesa terá uma aula por semana, de 50 minutos. Por se tratar de projeto em implantação, todos os alunos iniciarão do nível básico, com conteúdos iguais, e evoluirão no decorrer dos anos. Para isso será usado material didático da editora Pearson Longman – voltado para as áreas educacional e profissional, vencedora do processo de licitação.A inclusão do inglês no currículo do Fundamental já estava prevista na proposta de ampliação de uma hora diária no período de permanência das crianças nas escolas.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, e da FSA.
Ao todo, 27 professores lecionarão nas 51 Emeiefs da cidade. Toda aula será iniciada com uma música e, em seu decorrer, feitas revisões de vocabulários das lições anteriores para melhor fixação do aprendizado.

PRECISAMOS ENQUADRAR OS JOVENS

Pelo mínimo, 50% dos jovens salvarão o Brasil. Trata-se daqueles maravilhosos trabalhadores, moços ainda, mas que se sustentam, sustentam suas famílias e até mesmo seus recentes casamentos. Mas ao contrário, temos uma boa porcentagem de jovens “boa vida” que nem trabalham, ou estudam e alguns que curiosamente são estudantes crônicos, que não largam os pais e vivem às custas da família por longos anos.
Como já foi dito nessas colunas, as grandes firmas industriais e comerciais começam a ser educadoras de muitos jovens sem maneiras, disciplinando-os e ensinando a viver criteriosamente.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.