Privacidade é o calcanhar de Aquiles das redes
Opiniao

Privacidade é o calcanhar de Aquiles das redes

Redes sociais – como o Google e o Facebook – assim como os fabricantes de smartphones, precisam cuidar muito mais da proteção dos dados de seus usuários. O que se deve dizer, também, é que a maioria dos próprios usuários é negligente no tocante aos seus dados mais sensíveis.
Mais do que os Estados Unidos, a Europa não apenas se preocupa com essa proteção como impõe duras penas a essas redes, como no caso específico do Facebook, que pode ser condenado a pagar uma multa de US$ 1,63 bilhão por negligenciar a privacidade de seus usuários. O problema atinge também os fabricantes de smartphones, que nem sempre cuidam de dotar seus dispositivos dos recursos de segurança da informação adequados.
Quem parece estar em melhor nesses aspectos é a Apple. Conforme mostra esta matéria do New York Times de 26-10-2018, o presidente da empresa, Tim Cook, apoia “uma lei de privacidade federal abrangente nos Estados Unidos”, que possa, na expressão do jornal, “ajudar a minar os negócios dos rivais da Apple”.
Vale lembrar que o software de quase todos os smartphones do mundo só tem dois fornecedores – Google e Apple – com seus sistemas operacionais Android e iOS. Segundo o Times, “a Apple construiu um negócio de smartphones tão forte, ao oferecer dispositivos sofisticados e de alta qualidade que – como a empresa tem anunciado cada vez mais recentemente – valoriza a sua privacidade.”
Google, por sua vez, capturou a maioria do mercado global, particularmente nos países em desenvolvimento, dando seu software de graça aos fabricantes de celulares. Em troca, o Google historicamente forçou-os a colocar seus serviços gratuitos em destaque nos dispositivos. Isso faz com que as pessoas conduzam mais pesquisas do Google, vejam mais vídeos do YouTube e solicitam mais direções no Google Maps — todas as atividades que permitem que o Google colete mais dados pessoais e veicule anúncios mais personalizados.
Tim Cook e a Apple claramente não gostam dessa abordagem. Mas o mercado prova que muitas pessoas preferem optar por um telefone Android barato – essencialmente pagando com seus dados pessoais e lidando com mais anúncios – do que gastar mais em um iPhone. (O menor preço do iPhone é US $750.)
Outros tecnólogos, como Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook, chamou Cook de hipócrita por trombetear tanto a importância da privacidade, quando a Apple está tão profundamente envolvida e comprometida com a China.