Problema é com a matemática!
Opiniao

Problema é com a matemática!

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) divulgado no mês de junho, mostrou que 57% dos alunos termi-nam o ensino médio com rendimento fraco em matemática.
Igualmente os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)  mostraram que o desempenho em matemática pelos jovens com idade de 15 anos, listaram o Brasil na 57ª posição em um grupo de 65 países. Já nos primeiros lugares sobressaíram-se China, Cingapura e Hong Kong.
Estranha-se que se aponte o brasileiro como já nascendo com ojeriza pela matéria.  Essa intolerância  à matemática  necessita ser combatida. 
Se o objetivo é a produção de ciência e tecnologia, acompanhando o crescimento do País,  a reforma  deve ocorrer primeiramente,  nas classes das universidades que formam os futuros professores  do País.
O desafio se inicia  na formação dos professores  que ministram aulas para o ensino fundamental 1. No Brasil, os professores do 1º ao 5º ano são polivalentes uma vez que são responsáveis por todas as disciplinas  e não específica por alguma e  poucos estudando  exatas.
Já no ciclo 2 do ensino  fundamental, cujas aulas  são para estudantes  do 6º ao 9º ano há um outro problema:  é formado como professor, tem conteúdo  porém  lhe falta  didática. Ele atende  os alunos que acompanham a aula e os outros ficam parados, é o que afirma a consultora pedagógica  para a área de matemática da Fundação Victor Civita,  Priscila Monteiro.
Segundo consta, a reforma deve ocorrer primeiro nas classes das universidades que formam  os futuros professores do País.
Em agosto, o Instituto Alfa e Beto  (IAB) promoverá  um seminário internacional  sobre o tema, para professores e coordenadores pedagógicos e irão discutir a forma  do ensino; o material pedagógico; qual o tempo de aula ideal;  se decora, ou não tabuada,  é o que afirma que irá fazer o Presidente da IAB.
Para que brasileiro goste da disciplina matemática, a mudança deve começar na sala de aula das faculdades  que formem os futuros professores.
Uma outra questão é sobre a baixa remuneração paga aos professores  que não atrai os  profissionais  e muitos optam por  trabalho  em outros setores.
A criança aprende a falar sem muito esforço,  entretanto matemática deve ser  ensinado por aquele que possui bastante conhecimento  pois é  matéria  que muitos têm dificuldade em  assimilar.

Baseados no texto de Ocimara Balmant-Especial para o Estado de São Paulo (6/6/2011)