Professor do ABC representa Américas em conferência na China
Saúde

Professor do ABC representa Américas em conferência na China

 Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação na Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e professor titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Marco Akerman representa a Região das Américas na “9ª Conferência Global de Promoção da Saúde” – evento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que ocorre entre 20 e 24 de novembro em Xangai, na China.

 “Está na memória de todos os profissionais de Saúde Pública a primeira Conferência Global de Promoção da Saúde promovida pela OMS, em 1986, no Canadá. O encontro lançou a Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde e vem marcando gerações há 30 anos”, garante Akerman.

 O tema pautado no Canadá foi a “Promoção da Saúde nos Países Industrializados”. Agora, na China, a conferência global discute a “Promoção da Saúde no Desenvolvimento Sustentável”, ecoando o acordo firmado por 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda é composta pelos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, que substituem os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs”, vigentes até o final deste ano.

 O professor Marco Akerman é membro da comissão científica da conferência, representante da Região das Américas, e irá participar da discussão da “Declaração de Shangai”, além de coordenar mesas de debates e de compor a Comissão de Relatoria da Conferência. Será responsável, também, em conjunto com a União Internacional de Promoção da Saúde, pela apresentação de um pôster sobre o processo de elaboração da “Carta de Curitiba sobre Promoção da Saúde e Equidade” – documento que foi endossado pelos participantes da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, realizada em maio de 2016, em Curitiba.