Publicidade abusiva para crianças é investigada
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Publicidade abusiva para crianças é investigada

Governo investiga as redes MCDonald´s, Marisa e C&A; denunciadas pelo Instituto Alana

 

As empresas McDonald´s, Marisa e C&A estão entre as redes investigadas, pelo governo federal, por abuso na publicidade abusiva a crianças e adolescentes. As campanhas das empresas colocaram a saúde e a segurança das crianças em risco. Dez dias foram dados de prazo às empresas para apresentarem a defesa, segundo os processos administrativos publicados, na quarta (16), no Diário Oficial da União pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPFC). No caso da McDonald´s, a investigação foi em torno dos shows do palhaço Ronald McDonald´s, em creches e escolas públicas e privadas. A denúncia foi do Instituto Alana, entidade de de-fesa dos direitos das crianças. O argumento é que a visita nas escolas tinha objetivo mercadológico, não educativo e poderia influenciar nos hábitos alimentares dos alunos. No caso da C&A, o DPFC apurou irregularidades na campanha “Papai-Mamãe”. Nos encartes havia posições sexuais do livro Kama Sutra. A denúncia diz que a campanha estimularia a juventude ao comportamento sexual irresponsável e denegria valores familiares. Nas Lojas Marisa o problema foi com a comercialização de camiseta infantil com a frase “Great ra-pers tonight”, que se traduz como “ótimos rapers hoje à noite”.