Qual é o papel do pensamento?
Opiniao

Qual é o papel do pensamento?

Pensamento é energia, vibração e fluxo. Quando o ser humano pensa, ele cria sinapses em seu cérebro, movendo uma rica teia de neurônios e axônios para comunicar-se com o seu meio. Na comunicação, são envolvidos um emissor e um receptor e estes interagem para se fazer entender. O ser humano não nasceu para viver sozinho, ele precisa ter um feedback de seus pensamentos, de suas idéias, de seus sentimentos. Quem não se lembra da famosa cena do ator Tom Hanks conversando com uma bola e fazendo dela o seu amigo e ouvinte! No processo da comunicação o ouvir é fundamental e é a parte mais difícil. Para ouvir de maneira profunda é preciso controlar o impulso ansioso de falar, porque o falar não é mais importante do que o ouvir. Na comunicação, o pensamento e o falar são importantes e estimulam a área do cérebro chamada lobo parietal do hemisfério esquerdo. Quando estamos em silêncio ouvindo ou meditando, estamos estimulando o lobo parietal do hemisfério direito relacionado às emoções e aos sentimentos. O pensamento sem o sentimento se torna rígido e incapaz de aceitar as mudanças que o mundo moderno propõe. Por outro lado, as emoções sem a presença da razão, tornam as atitudes impulsivas. Para entender melhor os seus pensamentos e a influencia que eles tem em sua vida, feche os olhos e perceba o fluxo dos pensamentos sem que você interfira neles conscientemente. Imagine como se você e os pensamentos fossem duas coisas separadas. Sinta quantos pensamentos passam na mente em alguns minutos e reflita se eles devem ser alimentados ou se você pode solta-los deixando-os irem embora. Você irá se surpreender com a quantidade de pensamentos desnecessários que só atrapalham a clareza de sua mente.
Podemos dividir os pensamentos em duas categorias: os negativos e os positivos. Os pensamentos positivos surgem na mente quando praticamos ações coerentes com a verdade e com a bondade. Isto nos traz sensações agradáveis na mente e no corpo. Pensamentos negativos existem na medida em que os alimentamos e eles só passam a existir quando cremos neles. Eles são como fantasmas, se você acreditar que eles existem, eles passarão a existir. O exercício mais eficiente para filtrar os pensamentos negativos é a meditação. Esta é uma técnica milenar de efeitos comprovados pela ciência moderna, que tem seu principal efeito na química do cérebro, liberando hormônios positivos na corrente sanguínea. E uma técnica muito simples que só precisa de um colchonete ou uma cadeira. Sente-se de forma confortável com a coluna ereta e preste atenção na sua respiração. Fique assim por pelo menos 10 minutos. O grande desafio está em superar a ansiedade que vai dar por você estar parado “sem fazer nada”. No Budismo, os mestres dizem que tudo no universo é impermanente e ilusorio, inclusive os pensamentos, então aprenda, através da meditação, a deixar o fluxo dos pensamentos tão livres quanto a água de uma cachoeira. Desta forma você poderá sentir paz.
Namastê

Prof. Almir de Carvalho é especialista e acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU.