RA-19, a Assembleia de Radiocomunicações da UIT finaliza com diretrizes
Opiniao

RA-19, a Assembleia de Radiocomunicações da UIT finaliza com diretrizes

A Assembleia de Radiocomunicações da UIT (RA-19) concluiu na sexta (25), as diretrizes futuras em sistemas de radiocomunicações e tecnologias de informação e comunicação. Presidida por Sergey Pastukh, da Federação Russa, a RA-19 estabeleceu os futuros programas de trabalho para o setor de radiocomunicações da UIT (UIT-R) e aprovou uma série de padrões de radiocomunicações (recomendações da UIT-R) e resoluções que terão impacto global no futuro tecnologias de radiocomunicações.
São os seguintes os destaques da discussão durante a Assembleia de Radiocomunicações (RA-19)  
• Melhorias nos sistemas de transmissão de televisão, som e multimídia, bem como traçar um roteiro para os países em desenvolvimento e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência e necessidades específicas.  
• Tecnologias avançadas para dispositivos de curto alcance (SRD) em suporte à Internet das Coisas, com aplicativos para dispositivos de identificação por radio-frequência (RFID) e certos tipos de dispositivos médicos.  
• Sistemas de radiocomunicações ferroviárias entre o trem e a via (RSTT), que são vitais para proporcionar melhores operações de tráfego ferroviário em um ambiente de alta velocidade.  
• Aprimoramentos contínuos nas telecomunicações móveis internacionais (IMT), incluindo o IMT-2020 – também conhecido como 5G – e a convergência em evolução de vários setores e serviços.  
• Implantação de telecomunicações públicas internacionais via satélite nos países em desenvolvimento para promover o acesso acessível e universal, principalmente por meio da cobertura global e do fornecimento de tecnologias de banda larga de próxima geração, juntamente com o foco na capacitação.
“A Assembléia de Radiocomunicações é um lembrete importante do papel central das radiocomunicações no progresso tecnológico geral das telecomunicações e das TIC”, disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.