Ribeirão arrecada 60 toneladas de alimentos no Festival do Chocolate
Negócios

Ribeirão arrecada 60 toneladas de alimentos no Festival do Chocolate

O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, presidido por Lígia Volpi, apresentou, na terça (22), um balanço da arrecadação feita durante a 14ª edição do Festival do Chocolate. Foram 60 toneladas de alimentos e quase 1 tonelada de ração para animais. Os donativos serão destinados às instituições cadastradas junto ao Fundo Social.

“Este foi o primeiro evento aplicado à ração Pet e vocês podem ver que a solidariedade é grande, porque foi arrecadado quase uma tonelada de ração. Agora vamos organizar cestas básicas e abrir chamamento para entidades”, afirmou Ligia.

Segundo a presidente do Fundo, o montante arrecadado será suficiente para suprir as necessidades das entidades pelo menos até o mês de novembro. “Ribeirão Pires é solidária, assim como as pessoas que vieram de longe nos visitar”, disse.

Guto Volpi, prefeito de Ribeirão Pires, também afirmou que Ribeirão é uma cidade solidária. “Nosso calendário de eventos, além de intenso, é solidário na totalidade. Não há outra intenção de ter outra forma de criar ou organizar eventos. Só pela solidariedade. O Festival se consolida agora como uma programação extremamente cultural e o resultado disso vocês vivenciaram. A gastronomia também foi um sucesso a parte, com cardápio novo, chopp de chocolate que foi um sucesso. Fomos a primeira cidade que promoveu um evento com esse carinho, com preocupação com a acessibilidade, com abafadores de ruído para pessoas com TEA”.  

De acordo com Guto, o calendário de eventos continua intenso na cidade, com o Festival de Chorinho e a Festa Italiana Solidária em setembro. “Todo o resultado disso é o desenvolvimento econômico, é a criação de um otimismo na cidade que tem nos surpreendido e a criação de novos postos de trabalho, estamos muito orgulhosos, trabalhamos muito para ter o resultado que a cidade tem hoje”, afirmou o prefeito.

Atualmente, seis entidades já estão aptas a receber os donativos. Mas, a fim de ampliar o alcance das doações, o Fundo Social de Solidariedade abre cadastro, até 1º de setembro, para novas instituições interessadas em receber os alimentos. O cadastro poderá ser realizado por meio de formulário online (https://bit.ly/44ewRoU) ou presencialmente na sede do Fundo Social (Av. Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na ocasião, também foi lançado o Programa de Apoio ao Protetor Independente. Com a nova iniciativa, instituições que atuam com a causa pet serão inseridas em programa conjunto entre o Fundo Social e Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano para identificar as instituições com atuação comprovada no setor.

O 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reuniu, ao longo de três fins de semana, 170 mil visitantes, que consolidaram o festejo como um reduto gastronômico, com 32 chalés, e cultural. Dentre as mais de 80 atrações, somente 13 precisaram de ingresso, equivalente a 2kg de alimento não perecível ou 2 kg de ração para pets. Segundo o prefeito revelou, já está sendo organizado o 15º Festival do Chocolate, que deverá acontecer no 2º semestre de 2024, e que terá o cacau como figura de destaque. 

Vila do Doce – A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, na terça (22), a nova Vila do Doce, totalmente revitalizada. Com investimento de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,7 milhão do Governo de São Paulo e contrapartida municipal. Foram instalados cordões com 950 luminárias, além de luminárias de beiral, de piso e refletores. Os imóveis também foram revitalizados e receberam pergolados – arcos de madeira – nas portas dos comércios e novos letreiros. A reforma da Vila do Doce faz parte de pacote de investimentos para a modernização da infraestrutura voltada ao receptivo de turistas. Além da praça, o entorno da Vila do Doce também recebeu revitalização, com nova sinalização viária.

“Quando a gente entrega um equipamento desse, é um trabalho que não vem só do executivo, vem do legislativo, dos secretários, do administrativo da Prefeitura, que poucos conhecem o trabalho burocrático para chegar em uma entrega de obra, isso tem que ser valorizado. É um esforço gigantesco, uma felicidade enorme de ter o resultado que temos tido ao longo da cidade. A Vila do Doce será o maior ponto turístico e gastronômico da cidade”, afirmou Guto.

De acordo com Guto, agora a Vila do Doce passa a contar com comércios de empreendedores, que antes só faziam os eventos e agora contam com pontos de vendas fixos na cidade. “O comercio ganha musculatura. Empreendedores que estavam em festa, que apenas faziam eventos, agora estão aqui na Vila do Doce. Eles estão se consolidando como comércio fixo. O produto que você encontra no festival, é o produto que você vai encontrar visitando a cidade de final de semana”, afirma Guto.

Condomel – O prefeito Guto Volpi também aproveitou a inauguração para entregar mais três unidades do Condomel. O projeto promove a preservação de espécies nativas de abelhas sem ferrão, estimulando a proteção destes polinizadores. A ação integra, ainda, pacote de investimentos que atendem à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem sido implementada em Ribeirão Pires com o objetivo de combater a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos.

 

Foto: Folha do ABC

 

Por Nicole Floret – 23/08/23