Ribeirão Pires inaugura monumento em homenagem à colônia japonesa
Cultura & Lazer

Ribeirão Pires inaugura monumento em homenagem à colônia japonesa

O Parque Oriental, em Ribeirão Pires, ganhou no sábado (2) o Monumento Oodaiko – ‘O Grande Tambor’. A obra entregue pela Prefeitura, que passa a integrar o Circuito das Artes, presta homenagem à colônia japonesa, uma das mais tradicionais e importantes na história da cidade, que completa, neste mês, 70 anos de emancipação político-administrativa.

“O povo japonês foi um dos primeiros a chegar a Ribeirão Pires e participou de forma ativa no processo de crescimento de nosso município. A memória da comunidade nipônica se mantém viva em espaços como o Jardim Japonês, o Parque Oriental e, agora, também com o Oodaiko. Temos, desde 2022, o Festival Oriental, e muitas atividades que celebram essa cultura rica e inspiradora. Agradecemos a todos os integrantes desta comunidade pelas contribuições a Ribeirão Pires”, destacou o prefeito Guto Volpi.

O diretor de Educação da Associação Cultural Nipo Brasileira de Ribeirão Pires, Roberto Lunardi, destacou que o Oodaiko é um dos maiores símbolos culturais da música no Japão. “Sua existência é muito antiga e presente em diversas manifestações sociais, religiosas e culturais nipônicas, como caçadas, rituais religiosos, comunicação nas antigas guerras japonesas, e no acompanhamento de teatros e festivais, em celebração ao trabalho realizado”, enfatizou.

A homenagem foi recebida com alegria por antigos membros da comunidade japonesa da cidade. Caso do senhor Yoshio Nakano, 84 anos, um dos fundadores da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Pires. “Fazer tudo isso aqui (entrega do monumento) é uma honra para nós. Depois de 83 anos vivendo nessa cidade, sinto uma gratidão imensa. Muito bom”, celebrou.

O evento de inauguração do Monumento Oodaiko contou com a participação do grupo de taiko da cidade, Washi Daiko. Autoridades, membros da comunidade nipônica e visitantes do Parque Oriental acompanharam a celebração.

O Parque Oriental está situado na Rua Major Cardim, 3.100 – Estância Noblesse. O espaço é pet friendly.

 

Fotos: Marco A Zerlin | Divulgação PMETRP