Ribeirão Pires realiza Feira Literária neste final de semana
Cultura & Lazer

Ribeirão Pires realiza Feira Literária neste final de semana

A 1ª Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP), que acontece, neste sábado (24) e domingo (25), e celebra o modernismo de Oswald de Andrade, marcará o calendário cultural de São Paulo neste mês de setembro.

O evento, que ocupará um perímetro de 13 mil m², no centro da cidade. Célebres nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Carlos Secchin, ambos membros da Academia Brasileira de Letras, a escritora Andréa Del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago, a banda Samuca e a Selva, Orquestra de Violeiros de Quirinópolis, Novas esquinas, com Rodrigo Borges (sobrinho de Lô Borges), Ian Guedes (filho de Beto Guedes) e o ator Pascoal da Conceição, o senhor Abobrinha, do Castelo Rá-Tim-Bum estão presentes. Os Países Senegal e Bolívia são convidados de honra para o evento.

Além dos palcos para shows e as diversas rodas de debates, o evento também receberá mais 30 editoras, como a tradicional Martins Fontes, SENAC, Cia. das Letras e Sesc, que trará, nos dois dias de evento, o Bibliosesc, unidade móvel de incentivo à leitura.

O cenário independente também ganhará destaque com a presença da Editora Patuá, 451, Tinta da China e Urutau. Já a editora Tabla, Malé, Quilombhoje e Literáfrica, brindarão o evento com muita literatura africana e árabe.

Modernismo de Oswald de Andrade

Haverá espaço dedicado para exposição e sorteio de exemplares de livros do autor. As 30 obras, que foram doadas pela filha do escritor e poeta, Antonieta Marilia de Oswald de Andrade, ficarão expostas nos dois dias de evento e, algumas delas, serão sorteadas durante as mesas literárias.

Oswald de Andrade possui, ao todo, 22 obras publicadas, entre romances, peças de teatro, poemas e manifestos. Dentre os livros doados por sua filha à Estância, está o “Diário Confessional”, de Oswald, lançado no início deste ano, pela editora Companhia das Letras, que também estará presente na FLIRP. É nesta obra, composta por trechos do diário de Oswald, que sua vivência em Ribeirão Pires, no Sítio Boa Sorte, é consolidada. Após a feira literária, as obras irão integrar o valioso acervo do Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, localizado na rua Miguel Prisco, 286, no Centro.