Roberto Apo Ambrosi – Brilhante Cantante Di Marostica
Luiz José M. Salata Opiniao

Roberto Apo Ambrosi – Brilhante Cantante Di Marostica

“… Lasciatemi cantare/ Con la chitarra in mano/ Lasciatemi cantare/ Sono un italiano/ Sono um italiano vero…” – com esses versos de Toto Cutugno, Roberto Apo Ambrosi, violonista e renomado cantor italiano, carinhosamente apelidado de Apo, se identifica com os amigos e ouvintes quando das suas apresentações musicais por toda a Itália e diversos países.
Nascido em Marostica, Província de Vicenza, Regione do Veneto, na Itália, aos 28 de maio de 1955, filho de Mario e Onesta, quinto de seis filhos, aos vinte anos deixou o emprego de operário na Vimar, indústria de componentes eletrônicos da cidade natal, mudando-se para Roma para exercer a pretendida atividade artística. Na capital italiana frequentou o Centro Experimental de Arte de Roma e foi um fantástico “comedor de fogo” na comédia musical Pinóquio, apresentada nos principais teatros italianos.
Nesta ocasião conheceu Peppino Mazzullo, (voz de Topo Gigio) com quem em 1996 cantou uma canção (Buon Natale) de Don Backy, grande cantor e compositor italiano, com quem Apo estabeleceria uma amizade fraterna que duraria por anos. Colaborou com muitos artistas italianos e realizou concertos por toda a Itália. Em 1986 casou-se com Bruna e, em 1988 nasceu Lorenzo, filho único do casal, a quem dedicou a linda canção “7/7/88 (data de nascimento de seu filho!). Em 1991, com sua família deixaram Roma para retornar para Maróstica, abrindo o restaurante Angelo e Diavolo, na Piazza degli Scacchi. No entanto, nunca deixou a música, continuando a cantar, mesmo que apenas com amigos.
Em 2012, foi submetido ao transplante de fígado no Hospital de Padova, que lhe valeu uma situação confortável e de nova vida. aliás, ele volta aos palcos com shows que contam sua vida através das músicas “Apo está aqui!” Por falar em Marostica, relembramos que essa comune italia-na é cidade-irmã de São Bernardo, pela Lei Municipal nº 2.794, de 09 de setembro de 1987, através do Prefeito Aron Galante e o Sindaco Aliprando Franceschetti. Com isso, ocorreram várias visitas das representações politicas e do meio social, dentre elas da Sociedade Cultural Brasilitália, a qual desde os primeiros tempos cultivou a forte amizade com os membros das gemellattas. Tanto é verdade que, tais visitas intercaladas visaram acima de tudo a formalização dos intercâmbios culturais, esportivos, políticos e acima de tudo com as famílias, ora irmãs. Através da Lei Municipal nº 5.698, de 28 de junho de 2007, foi instituído o Parque Escola da Juventude Città Di Marostica, localizado na Praça Samuel Sabatini, dotado de vários equipamentos, em homenagem ao gemellaggio.
De maneira inexplicável, por dez anos os desinteressados gestores municipais de então, paralisaram a importante ligação, demonstrando ineficiência, desconsideração e propriamente a falta de educação e interesse com a causa pública decorrente de descaso. Reativado o gemellaggio através da Presidência da Brasilitália, por determinação do prefeito Orlando Morando, tudo retornou ao normal procedimento das visitas e entrosamento, com membros de Marostica. Foram recebidos em café da manhã na Padaria Kennedy, pela Basilitália, com a presença da representante do prefeito Orlando Morando, sua esposa, a deputada estadual Carla Morando. No tempo, quando aparece a figura amiga, cordial e festiva de Apo, representando a cidade e mostrando as suas habilidades como transmissor da música italiana, fez um show no Teatro Lauro Gomes. “… Volare (Nel blu dipinto di blu) – Penso che um sogno cosi non ritorni mai più/Mi dipingevo le mani e la faccia di blu/Poi d’improviso venivo dal vento rapito/E incominciava Volare nel cielo infinito/Volare oh oh/Cantare ho ho oh oh/Nel blu dipinto di blu/Feçice di stare lassù …”. Com esses versos cantados acompanhados pelo violão, seu companheiro fiel de sempre, tornou-se figura constante na cidade de São Bernardo. Iniciou o seu último show no Teatro Lauro Gomes, porém de maneira inusitada deixou de iniciar o seu show no palco, mas sim muito festejada pelo público, quando ingressou pela entrada principal, cantando as inesquecíveis músicas italianas, bem devagarzinho e saudando os ouvintes que ficaram encantados com tal inovação.
Foi um estrondo do começo ao final, quando comoveu até aqueles que não tem o costume dessa apaixonante cantoria que se prolongou com toda a platéia cantando de pé. Dada a convivência com a população, recebeu do vereador Pery Cartola, então presidente da Câmara, a Medalha João Ramalho, a mais elevada honraria da cidade.
No tempo, ele retorna a São Bernardo para dois shows – “Vita o Show Continua”, nos dias 18 e 19 de maio, próximos sábado às 20h, e domingo às 17h,no Teatro Lauro Gomes, no Bairro de Rudge Ramos. A renda será destinada para as entidades italianas: Associazione Sofia Onius, que trata crianças que receberam transplante de fígado e Associazione Italiana per la Donazione di Organi, Tesuti e Cellule, e uma brasileira. por ocasião da sessão solene do Jubileu de Ouro da Brasillitália, remeteu mensagem de cumprimentos gravada com música, do Sindaco Matteo Mozzo, do Professor Roberto Xausa, e Ricardo Lunardona, a quem muito agradecemos. Para Markito Riotto, do Programa Canta Itália e organizador do evento, os cumprimentos pelo sucesso.