S.A.R George VI em Santo André
Opiniao

S.A.R George VI em Santo André

Já mencionei este fato, outrora. No momento, repercute o filme “O discurso do Rei”, que retrata a personalidade de George VI, pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II.
O histórico do fato é que George VI visitou Santo André, em companhia do outro príncipe, mais velho, Príncipe de Gales, que seria Eduardo VIII. Esse último teve um romance com Wallis Simpson, que era desquitada e, por isso, a aristocracia inglesa não a aceitava como membro da família real, por isso Eduardo VIII renunciou ao trono e, em consequência, George VI tornou-se o herdeiro que assumiu o trono por morte do pai, George V.
Os dois príncipes visitaram Santo André e estiveram hospedados na famosa “Casa Amarela”, no Sítio de Tangarás, hoje sede da Fundação Santo André.
O proprietário da Casa Amarela, em 1931, era Charles Murray, muito conhecido do cônsul inglês em São Paulo.
Foi organizado um “garden party” (encontro no jardim), onde compareceram dezenas de ingleses, incluindo personalidades sociais da indústria e do comércio.
Junto de toda elite representativa andreense, o Prefeito Municipal e talvez outros prefeitos regionais compareceram ao ágape.
Foi uma tarde memorável que marcou época na história de Santo André.
Os príncipes estiveram dois dias na Casa Amarela e deixaram boas recordações.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.