Saber ouvir
Opiniao

Saber ouvir

19/01/13

Dos cinco sentidos este é um dos mais difíceis de praticar. Embora ouvir seja um ato natural e em todo momento ouvimos diversos sons ao nosso redor, dificilmente prestamos realmente atenção a alguns deles de forma mais profunda. De forma profunda significa ouvir com o coração, ultrapassar o mero escutar para ouvir com a alma.
Somos bombardeados em todo momento com muitos sons que distraem a mente e o que conseguimos é apenas escutar estes sons gerando uma série de estímulos cerebrais distorcidos e sem sentido. É comprovado que o cérebro se concentra realmente em apenas uma coisa por vez, ou seja, não dá para prestar atenção em tudo o que ocorre ao mesmo tempo e absorver a essência do que está sendo ouvido.
Para se ouvir de forma profunda é preciso selecionar o que se quer ouvir e deixar este som ultrapassar a barreira do intelecto e chegar ao sentimento. Apenas desta forma podemos dizer que estamos ouvindo. É muito comum as pessoas conversarem com alguém pensando em várias outras coisas ao mesmo tempo, portanto esta atitude é um desperdício de energia e uma perda de tempo, porque o que faz o    ganho de tempo não é o tempo do relógio, mas o tempo do coração, aquilo de essencial que ficou registrado no aqui e agora.
Estes diversos estímulos no qual somos submetidos em todo momento (a TV é responsável por uma boa parte deles), criam situações cerebrais que fazem com que passemos a agir de forma automática, mecânica, seguindo, inconscientemente, aquelas vibrações cerebrais produzidas pelos estímulos. Desta forma podemos nos perguntar: “Estamos realmente conduzindo as nossas vidas, ou elas estão sendo levadas, automaticamente, mecanicamente, pelos estímulos cerebrais que nos bombardeiam em todo momento”?
Quando assistimos uma cena triste ou violenta na TV estamos reproduzindo estes padrões em nosso cérebro, isso acontece por causa daquilo que os neurocientistas chamam de efeito espelho. Para ter uma boa saúde cerebral é preciso selecionar o que se quer ver e ouvir. Prestar atenção a uma coisa por vez e absorver a essência do momento. “A nossa vida será basicamente o que está no cérebro, não existe outra realidade”. Somente desta forma poderemos levar uma vida mais rica de sentimentos e aproveitar este milagre que é a vida. A prática mais simples e eficiente é a Meditação.
Pratique Yoga online e aprenda a meditar.www.reabilitaac.com.br
Namaste

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU