SAMU demora 30 minutos para chegar e senhor morre na rua
Cidades

SAMU demora 30 minutos para chegar e senhor morre na rua

Na quarta (14), Sérgio Colombani, 58 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória, por volta das 14h55, na altura do número 1.680 da Avenida Portugal, Centro de Santo André. O fato ocorreu a menos de 5 minutos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais perto da região.
No local, duas jovens pararam para tentar ajudar Sergio e ligaram para o SAMU. Uma delas,  Aline, que ligou diversas vezes e ouviu da atendente do SAMU, por telefone, que não havia ambulância disponível para fazer o atendimento. Ironicamente, a atendente ainda questionou se era mesmo um infarto ou apenas era um caso de hipoglicemia.
Com a demora, que já passava de 25 minutos, houve piora do quadro clínico de Sérgio, que começou a ficar roxo, vomitou na rua e tinha grande dificuldade de respirar. As duas mulheres, que pararam para ajudar Sérgio, pediram ajuda para médicos de uma clínica particular localizada em frente ao local. Uma mulher saiu e disse que não poderia deixar o local para fazer atendimento. Depois de algum tempo, apareceu o médico Hussein Amin Orra, que afirmou: “quando cheguei ao local em que estava o paciente, ele já estava com 20 minutos de parada cardiorrespiratória”.
Segundo diversas testemunhas que passavam pela via pública, Sérgio aguardou mais de 30 minutos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que não chegou. Sergio faleceu por volta das 15h40, na calçada da Avenida Portugal, após o óbito, o SAMU chegou ao local. Então, o corpo foi enviado ao SVO (Serviço de Verificação de Óbitos).
Prefeitura- Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que o paciente, em questão, foi removido para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central. O corpo foi enviado ao SVO (Serviço de Verificação de Óbitos).