Santo André inaugura ponte do Complexo Viário Santa Teresinha
Política

Santo André inaugura ponte do Complexo Viário Santa Teresinha

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, realizou, nesta quarta (15), a abertura de uma das novas pontes que farão parte do Complexo Viário Santa Teresinha.

A ponte, localizada na Avenida dos Estados sentido Mauá, teve investimento de R$ 10 milhões e de acordo com o prefeito é a primeira parte, um “ramo” do novo viário. “O Complexo Viário Santa Terezinha contará com quatro novas pontes, a passarela, que está quase pronta e essa que abrimos hoje. Teremos mais duas novas pontes. O viaduto renovado e os dois outros viadutos que já estão sendo feitos, que vão passar em cima, desta ponte aberta hoje”, explica.

Segundo o prefeito, foi necessária a abertura isolada desta ponte, para a implantação das estacas dos novos viadutos. “Para as estacas serem implantadas precisamos demolir a ponte antiga. Então, foi necessário abrir essa ponte para que continuemos a obra, fixemos todas as estacas e a partir do começo do ano que vem, os novos viadutos vão começar a surgir”, garante.

Também foi anunciado por Serra a antecipação da abertura do viaduto Castelo Branco, para o início de dezembro. “Ele não vai estar 100% concluído, que será só em abril, mas vamos conseguir, no início de dezembro, liberar pelo menos três faixas para ele voltar a ter um fluxo no sentido Santa Terezinha-Prestes Maia e ter o sentido completo também vindo da Prestes Maia, sentido Avenida dos Estados”, revela.

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.

“No final de 2024, vamos entregar o Complexo completo, com os dois novos viadutos, que passam por cima da rotatória, as quatro pontes, a passarela e o viaduto Castelo Branco renovado. Praticamente resolvemos ou minimizamos de maneira muito significativa esse que é pior gargalo do ponto de vista de volumetria de veículos em Santo André e um dos mais volumosos de toda a Região Metropolitana, por fazer a ligação, a conexão desse eixo na Av.dos Estados, São Paulo, Capital, eixo logístico, Corredor ABD, porto de Santos, Rodoanel, aeroporto de Guarulhos, tudo se conecta por esse rotatória”, diz o prefeito.

À Folha, Serra frisou que a inauguração da ponte irá melhorar a fluidez de veículos. “Na questão da mobilidade, a ponte é mais larga, um raio melhor. Então, melhora a fluidez dessa rotatória, ela é mais curta, mas não é tão significativa porque já existe uma ponte. Claro, que facilita muito, principalmente para quem vem da Av.dos Estados e ela é praticamente linha reta do viaduto. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões”, destaca.