São Bernardo celebra 50 anos de irmandade com Shunan
Cultura & Lazer

São Bernardo celebra 50 anos de irmandade com Shunan

 São Bernardo completa, este ano, 50 anos de irmandade com a cidade japonesa Tokuyama, atual Shunan. Em 1974, para celebrar a união entre as cidades-irmãs, representantes da cidade japonesa estiveram em São Bernardo. Na ocasião, foram inaugurados o Jardim Japonês e a Casa do Chá, na Cidade da Criança. Durante a cerimônia de inauguração, as autoridades presentes, entre eles os prefeitos de São Bernardo, na ocasião, Geraldo Faria Rodrigues, e de Tokuyama, Sakahiko Komura, participaram da tradicional Cerimônia do Chá.

 “O local é um ponto de referência desta irmandade”, explica Hiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo.

 Este ano, para celebrar o jubileu de ouro entre as cidades-irmãs, Minami revela que gostaria que representantes de Shunan viessem à São Bernardo.

 “Este é um motivo muito importante para a comunidade japonesa e também para São Bernardo. Com certeza seria um evento marcante”, comenta. 

 O secretário afirma que já estão em contato com membros da cidade e que um dos pontos que pretende discutir durante a visita da comitiva japonesa em São Bernardo é a retomada do intercâmbio cultural entre o município e o Japão.

 “Gostaríamos de retomar o intercâmbio cultural. Todo ano mandávamos um estudante de São Bernardo para o Japão para fazer estágio durante nove meses. Por questões econômicas, o intercambio foi suspenso. Queremos retomar esse intercâmbio cultural, esportivo e também econômico”, revela Minami.