São Bernardo e os festejos de aniversário
AME Memórias de São Bernardo

São Bernardo e os festejos de aniversário

Os festejos e o feriado comemorativos ao aniversário de São Bernardo tiveram início em 20 de agosto de 1953, quando celebrou-se o IV Centenário de fundação. A data escolhida foi o dia do Santo Padroeiro de cidade, visto que a cidade de Santo André optou pela data de 8 de abril e esta data não poderia ser repetida.
Sabe-se que neste ano foi aberto um crédito, especial pela Prefeitura do Município para custear os festejos que contaram com desfile cívico-militar, com banda e as primeiras fanfarras escolares foram sendo estruturadas pelas escolas existentes, para participação neste primeiro desfile. O Governador do Estado, Lucas Nogueira Garcez, compareceu para inclusive inaugurar a avenida que leva o seu nome. Na residência do Prefeito Lauro Gomes houve uma recepção que contou com a presença de autoridades e convidados e um show festivo abrilhantado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Considerado um mês a ser festejado na cidade, com o passar do tempo os novos governos decidiram comemorar o aniversário durante todos os dias do mês de agosto. Para tanto, havia uma Comissão de Festejos envolvendo representantes dos diversos setores da Prefeitura e também da área de Segurança Pública, que organizava um cronograma de atividades para movimentar a cidade, com ampla divulgação à população, que abrangia: inauguração de obras e serviços; grande desfile cívico-militar, na Marechal Deodoro, muitas vezes com concurso que determinasse as melhores apresentações e entrega de troféus, em disputas concorridas entre as escolas. Em outras ocasiões o desfile escolar aconteceu experimentalmente nos bairros.
Os Jogos Escolares que movimentavam o esporte e a juventude também aconteciam nos festejos. Shows artísticos com a presença de artistas consagrados; circo para todos; cinema para todos; apresentações culturais e o teatro infantil eram priorizados; campeonatos de motonáutica, remo, entre outros aconteciam no Riacho Grande; show em 2 rodas nas principais avenidas; Feira de Móveis no pavilhão da antiga tecelagem Elni, atual Atende Bem ou no Pavilhão São Bernardo, antigo Vera Cruz. O Baile da Cidade, nas décadas de 60/70 promovido pela Prefeitura acontecia normalmente na véspera do feriado, 19/08. Os convites eram distribuídos gratuitamente a representantes de funcionários públicos, empresários, autoridades da região, sendo realizados no Tênis Clube de SBC, no Jóquei Clube SBC, no Riacho Grande e também no Pavilhão da antiga tecelagem Elni, atual Atende Bem. Os bailes eram concorridos e agregavam um público elegantemente trajado a rigor.
Com a inauguração do Paço Municipal, os shows aconteciam na esplanada, com artistas famosos que concluíam os festejos do dia 20 de agosto, muitas vezes encerrado com estrondoso e brilhante espetáculo pirotécnico.
Interessante destacar que o poder público até a década de 1990, conseguia organizar inúmeros eventos, por vezes contando com patrocínio, mas mobilizava e escalava seu pessoal e seus próprios serviços e funcionários para criar, planejar e operacionalizar os festejos. Da montagem de palanques, áudios, sons, divulgação, apresentação, praticamente tudo ficava sob responsabilidade de equipes da Prefeitura, num esforço de trabalho, responsabilidade e compromisso com a ”São Bernardo e de todos nós.”

Gilmar Guiesser – Integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário