São Bernardo fará monitoramento aéreo com drones
Cidades

São Bernardo fará monitoramento aéreo com drones

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na segunda (30), três drones para a Guarda Civil Municipal (GCM). A ação visa ampliar o monitoramento de segurança da cidade em pontos de maior incidência criminal, atuar na contenção de pancadões e festas irregulares, no apoio às viaturas de campo, bem como na vigilância das áreas de preservação ambiental, na segurança de grandes eventos e também no patrulhamento da Prainha do Riacho Grande e Parque Estoril.

“Estamos investindo R$ 52 mil nessa nova tecnologia que vai colaborar com a segurança e ajudar no combate à violência na cidade. Uma das regiões em que serão iniciadas as operações com o drone será o bairro do Rudge Ramos, que vem sofrendo com o aumento da criminalidade. Mais uma inovação para ampliar a qualidade de vida da nossa população”, declarou Morando.

Com alcance de pelo menos 15 km, os drones são equipados com sistema de geolocalização, transmissão de vídeo em alta definição e livre de interferências. Um dos principais benefícios é a cobertura de faixas mais longas de terra e a facilidade de alcançar áreas de difícil acesso humano. “Essa tecnologia de ponta é indispensável nas ações de segurança pública. O drone possibilita o monitoramento em tempo real e permite acionar as equipes terrestres imediatamente no caso de identificação de movimentações suspeitas”, completou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

Morando também destacou que até o final de 2024 o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) passará por um processo de modernização, ampliando o patrulhamento em vídeo em São Bernardo. “Vamos modernizar a nossa central de informações. Já temos um processo de licitação em andamento e, quando ele estiver implementado, as imagens dos drones serão integradas às imagens das 400 câmeras que já fazem o monitoramento da cidade”, acrescentou.