São Bernardo inaugura creche Marcos José Ribeiro, no Ferrazópolis I
Cidades

São Bernardo inaugura creche Marcos José Ribeiro, no Ferrazópolis I

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou, na segunda (26), a Emeb Marcos José Ribeiro, no Bairro Ferrazópolis I. A unidade, que fica na Rua Francisco Tosi, 225, vai atender crianças de zero a três anos.  A cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito em exercício, Frank Aguiar, e também foi prestigiada pelos moradores. Além desta, outra com 312 vagas foi inaugurada, na terça (27), no Jardim Farina.

 A nova unidade no Ferrazópolis I atenderá demanda de 364 alunos em idade de creche e vai funcionar em período integral, das 7h30 às 1730. As aulas já terão início, na terça (27), com atendimento parcial e a partir do ano que vem com capacidade total.

Construída em área de dois mil metros quadrados, abriga 15 salas de aula, das quais três são berçários, uma multiuso, além de pátio coberto, refeitório, banheiros adaptados para crianças pequenas e ampla área interna de convivência. O investimento no equipamento foi de mais de R$ 5,6 milhões.

 Frank Aguiar disse que, como prefeito em exercício, é uma satisfação entregar à população um equipamento público de qualidade como a creche. “É uma grande transformação que aconteceu em nossa cidade, desde o início do governo. Há oito anos, a cidade estava em situação precária não só na educação, mas na saúde e habitação, quando as pessoas viviam em alojamentos. Agora, tudo isso mudou, sabemos que não fizemos tudo e que ainda temos a fazer, mas conseguimos muito mais do que qualquer outro governo”, disse.

 Com a política pública que garantiu acesso e qualidade na educação, a atual gestão criou 15 mil vagas em creches. Em 2009, o atendimento alcançava pouco mais de quatro mil alunos. Apenas para esta faixa etária, até três anos, há 34 unidades na cidade, das quais 13 (incluindo as últimas duas) inauguradas no atual governo.

Ainda neste semestre serão abertas mais cinco creches: no Ferrazópolis II, no Represa, no Parque São Bernardo, no Riacho Grande e Jardim Nazaré, que totalizarão oito unidades até o fim do ano. Já está em funcionamento a professora Alzira Martins de Mendonça, no Jardim Silvina, inaugurada em agosto.

 A moradora do bairro e mãe do pequeno Samuel, de dois anos, Elaine da Silva, disse que o filho vai para a escola pela primeira vez. “Eu nem acredito, esperava muito por isso. Agora posso trabalhar com mais tranquilidade sabendo onde ele vai ficar e que será muito bem cuidado”, comentou.

A denominação Marcos José Ribeiro é uma homenagem ao comerciante do ramo de panificação no Ferrazópolis desde o ano de 1977 e falecido em 2013. Seu comércio, a ‘padaria do Marcão’, como era conhecida, tornou-se ponto de referência no bairro. A mulher, Benedita de Abreu Ribeiro, presente ao evento, estava emocionada e disse que o marido está feliz onde quer que esteja. “É uma justa homenagem, ele que ajudou muita gente quando chegamos aqui, agora um empreendimento que também vai ajudar muitas famílias recebe o seu nome”, comentou.