São Bernardo lança campanha contra a dengue
Saúde

São Bernardo lança campanha contra a dengue

O prefeito Orlando Morando, São Bernardo, realizou o lançamento da campanha “São Bernardo Contra a Dengue”, na noite de quinta (19), junto ao secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, e o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Wagner Kuroiwa, no Cenforpe. O objetivo é alertar a população e mobilizá-la para adotar comportamentos cotidianos, como limpar os quintais, colocar areia nos vasos de plantas, fechar o lixo com saco plástico, entre outras iniciativas que buscam reduzir os criadouros do mosquito.

Na ocasião foram apresentadas diversas ações de combate ao mosquisto Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, zika e a febre amarela. Segundo Kuroiwa, São Bernardo ainda não apresenta nenhum caso de infectados por essas doenças em 2017. “Mas, para manter esse número próximo ao zero, é preciso prevenção. Vamos vencer a luta, São Bernardo é uma cidade de homens e mulheres fortes”, disse.

 “Estamos formando um exército na cidade, vamos entrar na guerra e o nosso inimigo é o mosquito”, afirmou Geraldo Reple. Para o médico e secretário é preciso combater a epidemia com educação, diariamente. “Não podemos baixar a guarda, temos que acertar nosso alvo, que é o mosquito”, disse.

Morando também pediu união para combater o mosquito. “Nossa campanha é de mobilização, todo mundo é responsável não só por prevenir o mosquito, mas por bani-lo da cidade”, afirmou.

O prefeito informou ainda que o custo para tratar cada paciente infectado internado é de R$ 1 mil por dia e que os cofres públicos terão disponibilidade desse dinheiro se o número de casos aumentar.

Após o evento, foram distribuídas mais de 4.500 squeeze de plástico aos convidados. Segundo o prefeito, as mesmas foram compradas e abandonadas no parque Rafael Lazzuri, pela gestão anterior. “Colamos um adesivo com a marca de combate ao mosquito e aproveitamos o que seria jogado no lixo”.

Mais de 1,2 mil pessoas estiveram presentes, muitos dos quais, funcionários públicos das áreas de Saúde e Educação, que foram convocados pelo prefeito para se unirem no combate ao mosquito.