São Bernardo lança campanha contra Violência Doméstica
Cidades

São Bernardo lança campanha contra Violência Doméstica

Como forma de ampliar as ações de combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de São Bernardo lançou, na terça (10), a campanha São Bernardo Unida Contra a Violência Doméstica. A ação tem como objetivo alertar a população, em especial as mulheres, de que agressão é crime, e divulgar a rede de apoio que o município oferece às mulheres vítimas de violência doméstica. A campanha engloba também a capacitação de agentes que atendem as vítimas.               

São Bernardo é a única cidade do ABC que conta com vara especializada em violência doméstica. “Com o trabalho da vara especializada, a taxa de deferimento da medida protetiva em prazo de 24h é de 80%. Antes de sua existência, tínhamos mais de 8 mil processos em andamento. Hoje, esse número caiu pela metade. Estamos avançando nas políticas públicas sobre o tema e é essencial a união dos poderes nesse trabalho”, afirmou o titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Bernardo, Mário Rubens Assumpção Filho.

Segundo o prefeito Orlando Morando, o tema era pouco discutido há dez anos atrás. “Não estaríamos aqui, hoje, no dia de combate da violência contra a mulher. Hoje é um dia de reflexão. Cabe à administração pública tomar atitude e hoje damos um passo importante no combate à violência doméstica, fazendo com que a população tenha acesso à informação sobre um tema tão difícil. A violência doméstica, na maior parte das vezes, é silenciosa. Queremos encorajar as mulheres da nossa cidade a denunciar e procurar os nossos serviços”, explicou Morando.

Participaram também da solenidade a deputada estadual Carla Morando, responsável pela chegada da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar à São Bernardo, a delegada de polícia titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Daniela Attab Del Nero, o diretor do Hospital da Mulher, Dr. Rodolfo Strufaldi; e os secretários municipais Coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Thais Santiago (Comunicação).

“Eu tenho certeza que um dia chegaremos ao fim deste triste período que temos de violência doméstica, um dia isso vai acabar. Vamos em frente que a luta é grande”, afirmou a deputada Carla Morando.

 

Foto: Folha do ABC