São Bernardo lança nova edição da Operação Pé D´Água
Cidades

São Bernardo lança nova edição da Operação Pé D´Água

A Prefeitura de São Bernardo lançou, na segunda (11), a 7ª edição da Operação Pé D’Água, que vai vigorar até o dia 15 de abril de 2024.

Coordenada pela Defesa Civil Municipal, com a participação de 13 secretarias, a operação conta o monitoramento das chuvas, mutirões preventivos em áreas vulneráveis, além de ações emergenciais contra eventuais incidentes.

“A prevenção não é apenas para enchentes ou deslizamentos. É importante as pessoas saberem que neste período chuvoso não se estaciona carro próximo às grandes árvores. Não se estaciona carro, por muito tempo, e o deixa próximo de ribeirãos, rios, porque você pode ter um fator rápido e te levar a um grave prejuízo. Quando nós falamos da Operação Pé d’Água, ela vai desde os pequenos aos grandes temas. O objetivo é único: proteger vidas, mas se pudermos proteger os bens das pessoas é muito importante”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

O prefeito disse que, ao longo do mandato, foram eliminados os problemas crônicos das enchentes na cidade. “Após sete anos, as demandas são muito menores, porque nós nos livramos de problemas crônicos na cidade, dentre eles a questão do Centro, que era um dos pontos mais caóticos, que inclusive tivemos vítimas fatais, após a entrega do piscinão do Paço e a macrodrenagem na região central”, afirmou Morando.

Também contou que é muito questionado pela população se, em São Bernardo, ocorrerão mais enchentes.  “São Bernardo está livre das enchentes? Dependo do volume de chuvas. O piscinão retém grande parte, agora, não tem como fazer o próprio bombeamento do piscinão, se passarmos de 150 mm em um curto espaço de tempo, mas se for uma chuva longa, a cidade está preparada”, explicou.

Morando ainda revelou que o piscinão Jaboticabal, na divisa do município com São Caetano, será estratégico para a cidade. “Agora, está finalizando, o piscinão que para São Bernardo é estratégico, o piscinão Jaboticabal. Ele pega os dois principais rios da cidade”, disse.

Na ocasião, o prefeito destacou o investimento realizado nas encostas para evitar os deslizamentos. “As encostas, que nos preocupavam muito, estamos chegando a quase R$ 100 milhões de investimentos”, disse.

Balanço

Balanço divulgado pela secretaria de Serviços Urbanos apontou que, na Operação Pé D’Água 2022/2023, o total de intervenções dobrou em relação às ações do ano anterior (2021/2022): entre dezembro de 2022 e abril deste ano, foram registradas 512 ações – no mesmo período anterior, foram 260.

A maior parte das ações envolveram medidas para prevenir acidentes com árvores (176 intervenções) e ações contra riscos de desabamentos (121). As atividades durante os mais de quatro meses em que a operação vigorou incluíram ainda atuação contra riscos de deslizamento e escorregamento (24) e riscos por infiltração de águas pluviais (24).