São Bernardo lançará Projeto Sinais
Cidades

São Bernardo lançará Projeto Sinais

A Prefeitura de São Bernardo lança oficialmente, no sábado (12), o Projeto Sinais com atividades esportivas, culturais e de lazer. O evento, gratuito, é destinado ao público surdo da cidade, uma das pioneiras a firmar convênio vinculado ao Ministério do Esporte. As atividades irão ocorrer a partir das 9h no Creeba (Centro Recreativo Esportivo Especial do Bairro Assunção), localizado na Rua Bennedetto Marson, 35.

O projeto se dá em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo, tendo como objetivo assegurar desenvolvimento, autonomia e integração de pessoas com deficiência auditiva. Diante desta proposta, haverá um cronograma de apresentações de oficinas inseridas no programa, incluindo movimento e expressão, circo, oficinas esportivas, de cidadania e de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A estimativa da organização é que o projeto atenda, no dia, 300 pessoas e seus familiares.

“São Bernardo abraçou a implantação deste projeto, pioneiro, visando a integração e valorização da comunidade surda, em uma parceria com o governo federal, que tem total apoio da Prefeitura. Devido à sua importância, o programa é destacado como modelo de promoção e de incentivo à melhoria da qualidade de vida, com a prática de atividades esportivas e culturais adaptadas”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Entre as atividades de prática esportiva e de lazer estão previstas natação, hidroginástica, futsal, vôlei, handebol e dança. O convênio tem duração inicial de 18 meses. Com a parceria, o Creeba irá receber programação todos os sábados, com atendimento de especialistas. As ações são voltadas, principalmente, a crianças e jovens de 6 a 17 anos e, sobretudo, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Secretário municipal de Esportes e Lazer, Alex Mognon salientou que São Bernardo é única cidade do Sudeste a compor essa fase do projeto. “Estamos intensificando o trabalho que é feito na cidade, oferecendo novas oportunidades de acesso ao público surdo. O objetivo é que essas atividades promovam ainda mais a inclusão dos participantes do projeto às atividades de cultura, lazer e esporte ofertadas.”