São Bernardo: obras do corredor Alvarenga prosseguem em lado oposto da via
Cidades

São Bernardo: obras do corredor Alvarenga prosseguem em lado oposto da via

 A construção do Corredor Alvarenga, até então realizada em trecho da Estrada dos Alvarenga no sentido Centro/Bairro, prossegue agora no sentido oposto da via, do Bairro para o Centro. Em função dessa nova etapa da obra, foi implantada faixa reversível em trecho da Estrada que vai do centro universitário FEI ao Hospital de Clínicas Municipal. Das 6h às 15h, o fluxo de veículos deve seguir sentido Centro na faixa reversível e, das 15h às 6h, em direção ao bairro. De acordo com a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, o objetivo é ordenar o trânsito e garantir segurança a motoristas e pedestres.

Para orientar os moradores sobre as alterações de sentido foram instaladas faixas e banners. Além disso, equipe de monitores da Prefeitura abordou e informou de forma lúdica crianças, adultos, idosos e motoristas, além de distribuir panfletos.

Conforme explicou Alécio Batista, diretor operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETCSBC), a ação informativa contemplou adultos, crianças, idosos e motoristas, estes últimos por meio de panfletos. Segundo ele, é necessário que todos atentem para as orientações estampadas em faixas e banners e que os pedestres olhem para os dois lados antes de atravessar a via. 

Implantação – O Corredor Alvarenga, que vai ligar a Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes, é um dos 12 corredores que a Prefeitura está implantação em São Bernardo. No total, terá 3,6 quilômetros de extensão, com uma faixa exclusiva para os coletivos municipais. O viário por onde vai passar o corredor também será alargado, o que vai facilitar o trânsito de veículos particulares.

De acordo com Alécio Batista, o corredor vai representar uma melhora significativa para os usuários do transporte público. “Haverá uma diminuição no tempo de percurso, já que os ônibus não vão circular junto com o resto do trânsito”, disse. A ordem de início de serviço do Corredor Alvarenga foi assinada em outubro de 2015, com prazo de finalização em 24 meses.

Também segue simultaneamente a implantação do corredor Leste-Oeste, com 13 quilômetros de extensão, o maior previsto e que inclui a construção de quatro viadutos: Tereza Delta, Robert Kennedy, Praça dos Bombeiros e Castelo Branco. Além deste, também prosseguem a construção dos corredores Rudge Ramos e João Firmino.